/

Um dos cartéis mais perigosos do México está a usar drones para atacar a polícia

Carlos Lopez / EPA

O Cartel da Nova Geração de Jalisco, conhecido como um dos mais perigosos do México, é suspeito de usar drones para lançar explosivos na polícia. Um dos ataques ocorreu na passada terça-feira e acabou por ferir dois agentes.

As autoridades acreditam que o poderoso Cartel da Nova Geração de Jalisco (CJNG) está por trás do ataque no estado de Michoacán.

No entanto, esta não é a primeira vez que tal acontece. Em agosto do ano passado, dois drones manipulados foram encontrados no carro de membros do CJNG.

Segundo a BBC, os drones são agora as armas mais recentes da guerra entre o cartéis de drogas e as forças de segurança que se opõem a estes.

Para já, ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o ataque, mas os media locais adiantaram que foram usados pelo menos dois drones, alegando que estes foram manipulados de forma semelhante aos outros dispositivos encontrados no carro dos supostos membros do cartel.

Os drones apreendidos no ano passado continham dispositivos colados com fita adesiva que estavam carregados de explosivos. Vários especialistas sugerem que estes foram programados para serem monitorizados remotamente, podendo causar danos mortais.

Os polícias que ficaram feridos na terça-feira foram destacados para desobstruir as estradas que levam à cidade de Aguililla, em Michoacán, que foram bloqueadas pelo cartel para impedir o acesso das forças de segurança.

Nas últimas semanas, centenas de residentes fugiram da cidade com medo de novos ataques, enquanto o CJNG e um grupo rival lutavam pelo controlo absoluto da cidade.

No início deste mês, oito corpos mutilados foram encontrados na zona após uma luta mortal entre os dois grupos.

Aguililla é a cidade natal do líder do CJNG, Nemesio Oseguera Cervantes, também conhecido como “El Mencho”.

Cervantes é um dos homens mais procurados do México, como tal,  a Agência Antidrogas dos Estados Unidos está a oferecer uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que levem à sua captura.

O seu cartel é um dos mais poderosos do país e está por trás de alguns dos ataques mais mortíferos contra as forças de segurança mexicanas, como uma emboscada em Jalisco em 2015, que matou 15 polícias.

Acredita-se que o cartel tenha intensificado os seus ataques às forças de segurança em retaliação à extradição para os Estados Unidos do filho de El Mencho, Rubén Oseguera González, conhecido como “Menchito”, sob acusação de tráfico de drogas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.