“Tenho vergonha dos meus netos”: o cartaz que originou prisão na Rússia

8

Robert Ghement / EPA

Vladimir Putin em forma de crânio, arte urbana de protesto

Canais de televisão alvos de ataque informático, com “recados”. Hoje, São Petersburgo voltou a ser Leninegrado.

9 de Maio. No denominado Dia da Vitória, as paradas militares na Rússia multiplicam-se ao longo desta segunda-feira, como é habitual.

Esta data assinala a vitória da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sobre a Alemanha de Hitler, na II Guerra Mundial, há 77 anos.

Para reforçar a ideia de regresso à União Soviética, muito repetida desde que começou a guerra na Ucrânia, o canal televisivo Russia-24 referiu-se a São Petersburgo como Leninegrado (o seu nome anterior) e a Yekaterimburgo como Sverdlovsk (também a sua designação durante a era soviética).

Entre os festejos e os gritos de glória ao país e aos seus militares, apareceu (pelo menos) um cartaz dissidente.

Um russo, jovem, exibiu um cartaz em Novosibirsk, com uma fotografia a preto e branco de outro homem a tapar a cara, envergonhado, e com o símbolo da bandeira da União Soviética no canto.

No cartaz lia-se: “Tenho vergonha de vocês, meus netos. Nós lutámos pela paz, vocês escolheram a guerra” – seria uma frase (ou real, ou criada) de alguém que lutou durante os tempos da URSS e que condena a invasão à Ucrânia.

O homem foi detido pelas autoridades, informa o canal NEXTA.

Também a 9 de Maio – e não será coincidência – alguns meios de comunicação social na Rússia foram alvos de ataque informático.

De acordo com o Nexta, da Bielorrússia, houve ataques a quatro canais e operadoras de televisão locais: MTS, NTV +, Rostelecom e Wink.

Nos guias de programação, lia-se o recado: “Vocês têm sangue nas mãos. Milhares de ucranianos e centenas dos seus filhos foram mortos. A televisão e as autoridades mentem. Não à guerra”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

8 Comments

  1. Não sei qual é o problema de putin. Afinal os aliados e os russos lutaram igualmente na II GM, ou seja lutaram contra os alemães, Por isso a NATO é o lado dos aliados: Deviam era ser todos amigos.
    A NATO não é uma força invasora, é só defensiva. A Nato não ìa invadir nada . Cada país é que escolhe se quer fazer parte da NATO ou não. Baixou a paranóia no putin.

    • O problema de putin é descrito por Orwell nos seus livros: É preciso um “inimigo” (fabricado ou outro) para justificar a ditadura.
      De resto este texto ajuda a desmistificar a farsa de 30 anos: PCP: estás justificado.

      • A ditadura serve para controlar o povo, para que quem está no poder não perca esse poder. Seja ditadura de esquerda ou direita.

    • O problema de putin é descrito por Orwell nos seus livros: É preciso um “inimigo” (fabricado ou outro) para justificar a ditadura.
      De resto este texto ajuda a desmistificar a farsa de 30 anos: PCP: estás justificado.

      • O paranoico de 45 invadiu países, o paranoico de 22 invade um país. Como se intitulam estes invasores? São antagónicos ou semelhantes?

  2. Um país onde tudo se impõe, logo de criancinhas são instrumentalizados com fardas e armamentos como se o ódio e a guerra sejam o caminho para olharem para os outros!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.