Já podem ser publicadas as 27 cartas que podem tirar o trono ao Príncipe Carlos

(dr) Clarence House

Carlos, Príncipe de Gales

O Supremo Tribunal do Reino Unido deu o aval à publicação de 27 cartas do Príncipe Carlos, dirigidas ao governo, que podem, segundo alguns, custar-lhe a subida ao trono.

Após uma batalha judicial de mais de uma década, especialmente movida pelo jornal The Guardian, a mais alta instância judicial britânica decidiu que a correspondência secreta entre o Príncipe Carlos e sete ministérios pode ser publicada.

A preocupação em torno destas cartas prende-se com o facto de a imagem de neutralidade do Príncipe, que é vista como essencial para ele poder ser o próximo Rei de Inglaterra, poder ser negativamente afectada.

As 27 cartas terão sido enviadas entre Setembro de 2004 e Abril de 2005, durante o governo do primeiro-ministro Tony Blair, e nelas o Príncipe Carlos assumirá algumas posições que poderão ser vistas como críticas face às políticas encetadas na altura.

Um antigo Procurador do Ministério Público, citado pela BBC, terá sublinhado que as cartas são “particularmente francas” e esta fonte refere que estão cheias de “sublinhados e pontos de exclamação”.

O porta-voz da Casa Real britânica já veio salientar que é “decepcionante que o princípio da privacidade” não tenha sido valorizado, transcreve a BBC.

O próprio primeiro-ministro David Cameron manifestou-se decepcionado com a decisão, relevando o “princípio” de que a Família Real deve poder expressar as suas opiniões ao Governo “confidencialmente”.

No entanto, para o editor do The Guardian, Alan Rusbridger, a decisão do Supremo Tribunal é vista como essencial para “a transparência do governo” e reflexo de “um sistema judicial totalmente independente” e promotor de “uma imprensa livre”, cita a BBC.

“O governo gastou centenas e milhares de libras a tentar encobrir estas cartas, admitindo que a sua publicação ‘danificaria seriamente’ a percepção da neutralidade política do Príncipe. Agora, têm que as publicar para que o público faça o seu julgamento”, afirma Alan Rusbridger.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …