Já podem ser publicadas as 27 cartas que podem tirar o trono ao Príncipe Carlos

(dr) Clarence House

Carlos, Príncipe de Gales

O Supremo Tribunal do Reino Unido deu o aval à publicação de 27 cartas do Príncipe Carlos, dirigidas ao governo, que podem, segundo alguns, custar-lhe a subida ao trono.

Após uma batalha judicial de mais de uma década, especialmente movida pelo jornal The Guardian, a mais alta instância judicial britânica decidiu que a correspondência secreta entre o Príncipe Carlos e sete ministérios pode ser publicada.

A preocupação em torno destas cartas prende-se com o facto de a imagem de neutralidade do Príncipe, que é vista como essencial para ele poder ser o próximo Rei de Inglaterra, poder ser negativamente afectada.

As 27 cartas terão sido enviadas entre Setembro de 2004 e Abril de 2005, durante o governo do primeiro-ministro Tony Blair, e nelas o Príncipe Carlos assumirá algumas posições que poderão ser vistas como críticas face às políticas encetadas na altura.

Um antigo Procurador do Ministério Público, citado pela BBC, terá sublinhado que as cartas são “particularmente francas” e esta fonte refere que estão cheias de “sublinhados e pontos de exclamação”.

O porta-voz da Casa Real britânica já veio salientar que é “decepcionante que o princípio da privacidade” não tenha sido valorizado, transcreve a BBC.

O próprio primeiro-ministro David Cameron manifestou-se decepcionado com a decisão, relevando o “princípio” de que a Família Real deve poder expressar as suas opiniões ao Governo “confidencialmente”.

No entanto, para o editor do The Guardian, Alan Rusbridger, a decisão do Supremo Tribunal é vista como essencial para “a transparência do governo” e reflexo de “um sistema judicial totalmente independente” e promotor de “uma imprensa livre”, cita a BBC.

“O governo gastou centenas e milhares de libras a tentar encobrir estas cartas, admitindo que a sua publicação ‘danificaria seriamente’ a percepção da neutralidade política do Príncipe. Agora, têm que as publicar para que o público faça o seu julgamento”, afirma Alan Rusbridger.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …