Já podem ser publicadas as 27 cartas que podem tirar o trono ao Príncipe Carlos

(dr) Clarence House

Carlos, Príncipe de Gales

O Supremo Tribunal do Reino Unido deu o aval à publicação de 27 cartas do Príncipe Carlos, dirigidas ao governo, que podem, segundo alguns, custar-lhe a subida ao trono.

Após uma batalha judicial de mais de uma década, especialmente movida pelo jornal The Guardian, a mais alta instância judicial britânica decidiu que a correspondência secreta entre o Príncipe Carlos e sete ministérios pode ser publicada.

A preocupação em torno destas cartas prende-se com o facto de a imagem de neutralidade do Príncipe, que é vista como essencial para ele poder ser o próximo Rei de Inglaterra, poder ser negativamente afectada.

As 27 cartas terão sido enviadas entre Setembro de 2004 e Abril de 2005, durante o governo do primeiro-ministro Tony Blair, e nelas o Príncipe Carlos assumirá algumas posições que poderão ser vistas como críticas face às políticas encetadas na altura.

Um antigo Procurador do Ministério Público, citado pela BBC, terá sublinhado que as cartas são “particularmente francas” e esta fonte refere que estão cheias de “sublinhados e pontos de exclamação”.

O porta-voz da Casa Real britânica já veio salientar que é “decepcionante que o princípio da privacidade” não tenha sido valorizado, transcreve a BBC.

O próprio primeiro-ministro David Cameron manifestou-se decepcionado com a decisão, relevando o “princípio” de que a Família Real deve poder expressar as suas opiniões ao Governo “confidencialmente”.

No entanto, para o editor do The Guardian, Alan Rusbridger, a decisão do Supremo Tribunal é vista como essencial para “a transparência do governo” e reflexo de “um sistema judicial totalmente independente” e promotor de “uma imprensa livre”, cita a BBC.

“O governo gastou centenas e milhares de libras a tentar encobrir estas cartas, admitindo que a sua publicação ‘danificaria seriamente’ a percepção da neutralidade política do Príncipe. Agora, têm que as publicar para que o público faça o seu julgamento”, afirma Alan Rusbridger.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …