Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do “super sentido” dos pássaros

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm “super sentidos”, como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores.

Embora não se conheça o conteúdo da primeira carta, enviada pelo engenheiro Glyn Davys, a resposta de Albert Einstein dá a entender que este o tinha questionado sobre a perceção animal e o que ela poderia dizer sobre o mundo físico, conta o site Science Alert.

“É concebível pensar que a investigação do comportamento das aves migratórias e dos pombos-correio possa, algum dia, levar à compreensão de algum processo físico que ainda não é conhecido”, escreveu o físico alemão na sua missiva, com data de 1949.

Mais de 70 anos depois, sabemos que o palpite do Nobel da Física estava certo. As evidências sugerem que os pássaros podem sentir o campo magnético da Terra através de fotorrecetores especiais nos seus olhos, o que lhes permite migrar por milhares de quilómetros sem se perderem.

E outros animais, como as tartarugas, os tubarões, os cães e as abelhas, também já mostraram a capacidade de sentir os campos magnéticos do nosso planeta, embora não necessariamente através dos olhos.

“É incrível que [Einstein] tenha pensado nessa possibilidade, décadas antes das evidências empíricas terem revelado que vários animais podem, de facto, perceber os campos magnéticos e usar essas informações para navegação”, escreveram investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde se encontra agora esta missiva.

Na carta de resposta a Davys, Einstein admite ainda que conhece bem o trabalho de Karl von Frisch, investigador que recentemente tinha descoberto que as abelhas usam os padrões de polarização da luz para se orientarem.

E, tal como previu o Nobel alemão, o conhecimento que temos agora sobre este comportamento das abelhas já nos está a ajudar a melhorar a nossa tecnologia como, por exemplo, as câmaras dos nossos smartphones.

Um estudo sobre esta carta assinada pelo famoso físico foi publicado, esta segunda-feira, na revista científica Journal of Comparative Physiology A.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting prestes a garantir contratação Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …

Salário milionário e verba de 18 milhões. Matheus Nunes perto de rumar ao Everton

Matheus Nunes está muito perto de se transferir para o Everton, segundo relatos da imprensa nacional. O luso-brasileiro pode render 18 milhões de euros ao Sporting. O interesse do Everton em Matheus Nunes não é de …

"O regresso do Super-Homem". Buffon está de volta ao Parma

O guarda-redes italiano, de 43 anos, vai voltar ao clube onde fez toda a sua formação, até sair para a Juventus. "Ele está de volta onde pertence. Ele está de volta a casa". Foi assim o …

Intervalo da segunda toma da vacina da Astrazeneca reduzido para 8 semanas

O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, segundo …

Dezasseis anos depois, Sergio Ramos vai deixar o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quarta-feira, que Sergio Ramos vai abandonar o clube, depois de 16 temporadas com a camisola merengue. "O Real Madrid comunica que amanhã, quinta-feira, 17 de Junho, às 11h30 portuguesas, terá lugar …

Armando Vara pôs 1,6 milhões na Suíça e usou offshores para "esconder a origem do dinheiro"

Um inspetor tributário declarou hoje em julgamento que o ex-ministro Armando Vara colocou 1,6 milhões de euros em numerário em contas na Suíça e utilizou sociedades 'offshore' como "tampão" para "esconder ou ocultar" a origem …