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A maioria dos portugueses ignora a recolha (obrigatória) do seu carro. E circula com defeitos

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Automóveis em Portugal são os que registam mais campanhas de recolhas na Europa, quando há defeitos importantes.

Certamente haverá leitores que já passaram por uma situação destas: uma recolha obrigatória de um determinado modelo de carro.

A marca notifica o proprietário que há defeito de fábrica, muitas vezes importante, e que é preciso levar para a fábrica todos os exemplares daquele modelo.

Airbags, cintos de segurança, travões e sistemas eléctricos são os defeitos mais comuns. Nos últimos anos, é normal o problema ser de software.

Os carros são cada vez mais modernos e têm cada vez mais componentes eléctricos; e as recolhas são cada vez mais comuns, lembra a carVertical em comunicado enviado ao ZAP.

Aliás, se for um problema que compromete a segurança de condutores e passageiros, os fabricantes são obrigados por lei a recolher os veículos afectados e a repará-los.

Portugal é o país com maior percentagem de recolha na Europa: 18,2% foram recolhidos pela fábrica pelo menos uma vez, segundo os dados da carVertical em Portugal.

Mais de um terço (38%) dos carros foi realmente à fábrica e deixou de ter o defeito em causa; mas a maioria continua a circular nas estradas com problemas por resolver ou em situação desconhecida, porque muitos portugueses ignoram estes recalls.

O estudo foi feito entre Janeiro de 2023 e Setembro de 2024, envolvendo 25 países europeus e os EUA.

Próximo de Portugal está a Grécia, com 17,6% de carros recolhidos. Seguem-se Espanha (14,5%), Bulgária (13,9%) e Alemanha (11,5%).

Reino Unido e Bélgica (3,1%) foram onde as recolhas foram mais escassas, além dos EUA (3,2%).

E isso pode ser realmente perigoso: falhas nos airbags já mataram pessoas.

ZAP //

5 Comments

  1. E neste contexto, as marcas são muitos distintas! Existem as que se importam e as que só fazem o que lhes é imposto para ter melhor imagem. Tenho em casa uma viatura que a marca infelizmente se calhar já não renasce (Lancia), mas que se importa (importava!) a sério com os seus clientes. O meu carro após 17 anos foi chamado para trocar o sistema de escape, pois foi detetado que naquele modelo é motorização, os gazes eram aspirados para dentro do habitáculo. Com 17 anos foi trocado todo o sistema desde os coletores à ponteira!!! Quantas marcas após tantos anos o fazem??? Fica a minha quase certeza que mais nenhuma o fará!

    • As marcas são obrigadas por lei a substituir seja o que for, se for provado que existe uma anomalia grave. Na Alemanha sei que os carros que não cumprirem a recolha obrigatória às oficinas num prazo estipulado, ficam sem autorização de circulação e podem ser apreendidos pela polícia ou mais tardar, na inspecção periódica.

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