Alemanha insiste: carros elétricos poluem mais do que os carros a diesel ou gasolina

A Alemanha tem sido nos últimos tempos o palco de uma campanha de desacreditação do carro elétrico. Esta história acaba de ganhar mais um capítulo.

Um estudo realizado por algumas instituições académicas prestigiadas de investigação da Alemanha levantou o coro de contestação em relação aos carros elétricos. De acordo com a investigação, os carros elétricos são mais poluentes do que veículos alimentados por combustíveis fósseis.

Agora, a Alemanha emite um documentário onde enfatiza que os carros elétricos podem ter um impacto ambiental maior do que um carro a diesel ou a gasolina. Segundo este estudo, todo o processo de elaboração do elétrico, considerando também as fontes de alimentação, são mais poluentes.

Christoph Buchal, professor da Universidade de Colónia, refere que o processo de extração dos componentes que dão forma à bateria do carro elétrico – como o lítio, o cobalto ou o manganês – fazem com que as emissões na produção do veículo sejam superiores à que emite um equivalente a gasóleo ou a gasolina durante a sua vida.

De acordo com o Pplware, este estudo levantou uma onda de contestação que levou vários especialistas a pronunciarem-se. Segundo os que defendem esta teoria, neste processo é requerida a mobilização de grandes quantidades de água, havendo também o uso de produtos químicos para a separação dos componentes. Algo que tem, de acordo com o documentário, causado grandes efeitos sobre a população local e o gado.

Desta forma, para níveis de autonomia semelhantes, a conclusão é que os carros elétricos terão maior impacto no que toca a emissões. Mas nem todos estão de acordo.

Os defensores dos elétricos seguram-se em argumentos como a limpeza do ambiente em torno destes veículos, o silêncio, a durabilidade dos materiais e a ausência de fluidos igualmente poluentes. No entanto, de acordo com o Pplware, contra estes elétricos são apontados argumentos que mostram a dependência energética que resulta da combustão do carvão, da combustão do lignite, da energia nuclear e de outras fontes, entre elas as renováveis.

Ouro argumento a favor prende-se com o facto de haver cada vez mais energia renovável na Alemanha. Esta disponibilidade pode permitir que um carro elétrico seja recarregado de maneira mais limpa, e permitirá também que as instalações dedicadas à produção das baterias sejam alimentadas de maneira mais sustentável.

O estudo referia um outro argumento que se prende com a grande produção de lítio originária de países sul-americanos. Desse modo, era apontado que as comunidades indígenas sofrem com a exploração. Contudo, a maior parte deste mineral vem de minas na Austrália.

ZAP //

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52 COMENTÁRIOS

  1. Isso já se sabe há muito. E andam aí os tontinhos nos seus elétricos a pensar que defendem o ambiente. Se fossem pessoas minimamente informadas rapidamente compreenderiam que o processo de produção das baterias é do pior que pode haver do ponto de vista ambiental.

    • Certo! E o combustível “atual” nasce nas bombas! É com cada tolo…
      Se ao menos as pessoas foram o minimamente informadas deixam de dizer asneiras

      • O amigo tem desde logo um problema. Não sabe escrever. Mas esse eu não lhe o posso resolver.
        Quanto ao seu outro problema, posso afiançar-lhe que a minha opinião está validada por este estudo e por outros anteriores. E sim, têm em conta os custos de extração e transformação do petróleo. E a sua opinião baseia-se em quê? Conhecimento empírico?! Quais são as suas fontes?

        • Também não sabe escrever muito melhor. Em lugar de «eu não lhe o posso resolver» uma pessoa instruída e que tivesse estudado um pouco a gramática, teria escrito «eu não lho posso resolver». Onde aprendeu que seria correcto iniciar uma frase por uma conjunção copulativa?

    • Esqueces que a extração de petróleo também polui e que muitas vezes esses hidrocarbonetos sao derramados no mar, que as fabricas de automoveis e dos seus respetivos componentes também poluem e que depois esses mesmos automóveis vão provocar poluição atmosférica durante toda a sua vida util, por isso na falta de mais dados da tua parte com dados desses calculos comparativos, a tua opinião é muito subjetiva…

  2. Alemanha?!
    Menos!… é apenas um documentário (e o outro foi um “estudo” manhoso que foi logo complemente descredibilizado)!!
    Toda a gente sabe o gasóleo e a gasolina nascem nos depósitos dos carros e que os carros com motor de combustão crescem nas árvores!…
    Enfim…
    Depois da maior burla de todos os tempos da industria automóvel (curiosamente, ou talvez não, 12% do capital da VW é publico, sendo o 4º maior accionista!) vale tudo para tentar recuperar/manter clientes – nem que seja com mais burlas!…
    Alemães….

  3. Hummm…. Estudos e prospecção…. Construção de plataformas…. Extração….. Queima de gás de extração…. Transporte de crude em superpetroleiros movidos a gasóleo….. Derrames e lavagens de tanques para o mar…. refinação com utilização de químicos… Transporte dos produtos refinados…. Distribuição e venda ao público….. e por fim queima pouco eficiente desses combustíveis nos carrinhos!!! Devo ter-me esquecido de alguma coisa!!!! Mas acho que chega… É bastante limpo o processo e muito pouco poluente!!

    • agora vai ver o processo de produção de baterias e o que acontece quando elas chegam ao fim de vida!
      e agora multiplica isso por uma europa cheia de carros eléctricos…!
      talvez te surpreendas! 😉

  4. As marcas alemãs a encomendarem estudos, já que nos elétricos estão atrasados em relação às Tesla e não se conseguem aproximar.

  5. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii PRESO, A POR TER CAO E NAO TER, iiiii diz o,a ROTO,A AO,A NU,NUA, PORQUE NAO TE VESTES TU??? @@@@@@@@@@@@@ cada vez mais este MUNDO se esta a ENTENDER MENOS, mas vendo bem as COISAS os COMBUSTIVEIS FOSSEISSAO UMA GRANDE POLUIÇAO esta na CARA a VISTA ne iiiiiiiiiii, mas a CONSTRUÇAO de BATERIAS de elementos que as produzem, como o LITIO ecetc o nao controle de todas as TECNOLOGIAS que estejam a prejudicar o ambiente e as pessoas, logico que sao mãs e prejudiciais ,mas antes as e os meios de locomoçao sejam arredados as da vida PUBLICA e melhor os meios ELECTRICOS e das ENERGIAS ALTERNATIVAS ate que venham a DESCOBRIR os meios ALTERNATIVOS que os e as MEIOS DE TRANSPORTE etcetc sejam o melhor de um FUTURO de todos os e as MEIOS DE FUNCIONAMENTO SEJAM BONS E SEM POLUIÇAO para as PESSOAS e NATUREZA, ANIMAIS etcetc
    ,como os e as venham a andar NO AR etcetc e ai sera o FUTURO SILENCIOSO, CALMO ,FELIZ etcetc, ou NAO???? OU OS AVIOES, CARROS,BARCOS, COMBOIOS,TORTINETES, SKATES etcetcetc vao ACABAR por CAIR EM CIMA DAS PESSOAS, CASAS, etecetc , ENTAOAI EMQUE FICAMOS ??? iiiiiii antes as coisas e meios estejam electricos e meios que ainda poluem e sao prejudiciais do que os COMBUSTIVEIS FOSSEIS!!!”??????—entao em que**ficamos**??? iiiiiii,umm ,bem e caso para escrever ATE QUE BARRACAS CUBATAS ABANEM, vale mais que cada vez mais sejam MELHOR QUE PIOR –NE??? iiiiiiiiiiiiiiiiizzzzzz……..
    agp

    • O Amilcar é uma criatura engraçada! Abre de rompante com dois ou três ditados. Poderia ainda ter citado mais um ou outro. Mas foi um bom início.
      Depois perde-se num laborioso enredo de argumentos que somente o próprio conseguirá decifrar. De tão elevado o rasgo literário, arrisco-me a dizer que terá deixado grande parte dos leitores à nora!
      E para a história, não apenas da literatura nacional mas seguramente tendo já conquistado por direito próprio um lugar maior no património da humanidade, ficará o remate: “…e caso para escrever ATE QUE BARRACAS CUBATAS ABANEM, vale mais que cada vez mais sejam MELHOR QUE PIOR –NE??? iiiiiiiiiiiiiiiiizzzzzz……..”
      Isto é de facto genial. Uma obra de arte em todo o seu esplendor. Obrigado Amilcar!

  6. haha, os alemães são tão honestos, não é? A indústria automóvel tem um impacto enorme na economia. Por isso pode haver um estudo para cada argumento.
    Eles nem falam do facto que automóveis eléctricos são autênticos assassinos silenciosos. Aparecem sem se anunciarem com barulho ou cheiro. Devem ser proibidos, claro

    • Pois… para a Alemanha é uma coisa; para os outros europeus (etc) há estes “estudos” e “documentários”!…
      Esta “propaganda” não é para “consumo interno” – ou não fosse a Alemanha o maior exportador do mundo!…
      Ainda para mais, quando o Estado Alemão tem 12% da VW (com Golden Share ILEGAL!) – que é o maior grupo automóvel do mundo (Toyota?) e o maior construtor de motores diesel do mundo!…
      Isto tudo por acaso, claro!…

  7. é um facto insofismável que existe uma enorme necessidade de parar a transformação de petróleo para queima em combustíveis, ele é demasiadamente importante para outras coisas.
    Há também uma grande hipocrisia na indústria automóvel que antevê uma manutenção do seu estatuto industrial pela previsão da substituição, quase total, do parque de veículos com motores de explosão por elétricos.
    Esta mudança, se muito rápida, terá tremendo impacte no reforço das redes de distribuição de energia em alta tensão, em média tensão, postos de transformação e rede de baixa tensão. As obras inerentes terão também o seu reflexo no ambiente por si e pelos resíduos produzidos.
    Será mais coerente e integrado basear a mudança dos motores de explosão numa visão alargada da propulsão, investindo na diversificação dos modos já conhecidos, como o já referido atrás, hidrogénio, através das células de combustível.
    De qualquer modo, o paradigma do consumo tem de mudar, aumentando a fiabilidade e a duração, combatendo a “sucata programada”.

  8. Emboras ó tenha veículos de combustão (2 diesel e dois gasolina), sou fã dos eléctricos.
    Mas, sejamos sérios.
    Baterias = problema
    fontes de energia = problema
    reciclagem = problema
    e se todos passarmos a usar eléctrico no espaço de umadécada ou duas NÃO HÁ ENEGIA QUE CHEGUE! Podem construir reactores, cobrir os desertos de painéis solares,etc. Simplesmente não chega.
    Em suma: temos de ser práticos e pragmáticos. O processo de migração será lento, custo e não isento de percalços. Extremismos, de um lado e outro, não são nem úteis, nem credíveis. Sejamos realistas…

  9. Se à poluição gerada pela produção de componentes para as baterias juntar-mos a produção de energia eléctrica para carregar as baterias que, como sabemos, tem uma forte componentes de utilização de carvão, gás e outros poluentes, então as viaturas eléctricas são bastante poluentes, muito longe das “Emissões ZERO” que tanto anunciam.
    Só vejo uma forma de começar a diminuir a poluição que produzimos, é retirar a componente “Capitalismo” da equação produção / comercialização.
    Mas esta solução é utópica, o capital nunca vai rejeitar a sua brutal fonte de rendimento mesmo que seja para proteger o planeta.
    Para protegermos o planeta dos grandes poluidores poderíamos começar pela desmesurada produção de gado, em especial do bovino, mas isso também mexe com o capital.
    Será que este mundo tem solução?
    Será que algum dia o “bom senso” se aliará ao “capitalismo”?

  10. O pessoal reparem quase tudo no mundo funciona com o impulso do dinheiro e notem o seguinte:
    – O estudo foi feito na Alemanha o país mais rico da europa
    – A riqueza da Alemanha provem muito da industria automóvel – BMW, Mercedes, Porsche, Volkswagen, etc – e de muitas marcar que fabricam componentes de motores de combustão. Tem fábricas em todo o mundo.
    – Atrasar a evolução dos electricos dará muito lucro à Alemanha
    – Os electricos não tem um lobby intituido como têm os motores de combustão que para além dos países produtores de carros , têm os das grandes petrolíferas e ainda por trás os países exportadores de petroleo. Todos estas instituições tem estado a trabalhar para descredibilizar os carros electricos naturalmente continuarem a ganhar muito dinheiro e a por-nos a sujar o mundo.
    – Não se esqueçam que a industria petrolefera é das mais poluidoras do mundo e espalha-a por todo lado de uma forma incontrolável e nós depois ficamos com essa poluição, as doenças respiratórias, e lixo do plástico – pois o plástico cada vez é mais barato pois é um subproduto do petróleo que pela reciclagem e a produção constante cada vez é mais barato, acumulando-se nos seres vivos, nos rios e mares.
    – A produção e o desmantelamento das baterias pode ser poluidora mas é em locais bem definidos e pode ser controlada e minimizada ao contrário da poluição causada pelo petróleo.
    E o motivo mais importante – A QUEIMA DO PETRÓLEO ESTÀ A ALTERAR A ATMOSFERA E A MUDAR O CLIMA RAPIDAMENTE – O Deserto vem para Portugal e vamos ficar sem o vinho alvarinho e o do douro
    Devemos mudar para o que é melhor hoje e no futuro.

    • Li por aí na diagonal um pouco de todos os comentários e constatei o que imaginava. Anda tudo a vender a cassete que compraram algures numa feira do terceiro mundo. O petróleo é mau e não se recomenda. O elétrico é que é bom.
      Eu pessoalmente defendo o hidrogénio, isto é, o elétrico sem baterias de lítio. Trocar o petróleo pelo lítio é passar de cavalo para burro. É uma enorme asneira ambiental. O petróleo também é poluente na sua extração e posterior transformação e transporte mas o impacto do lítio é sobejamente superior, sobretudo se admitíssemos que todos os carros de repente seriam elétricos.
      E depois há quem refira o problema do impacto ambiental dos cavalos. A brincar quase que acertava num problema ambiental e que muito contribui para o efeito estufa: o problema dos gases do gado bovino, sobretudo com a intensificação da produção de carne animal para consumo humano.

  11. No principio do século 20 já não se podia com a poluição dos cavalos.Os automóveis apareceram e acabou a poluição. Esta é a vida Um ciclo

    • Caro Vitor Gaudêncio
      Poluição dos cavalos? Sério? O quê? A caca, nas ruas?
      Material orgânico, biodegradável, com utilização como fertilizante…
      A comida dos cavalos não era fóssil…
      Havia a criação de empregos de limpeza de ruas…

      Não foi a poluição, foi a baixa velocidade que ditou o abandono.

  12. Estupidez dinheiro e pulicao é totós não se vai lá
    Intelegençia será reduzir ao máximo transportes por exemplo ter alimentação de todo mundo num centro comercial que depois vai para o lixo alguém pensou no transporte que é pago pelo governo para simples capitalismo

  13. Cada vez mais estou virado para o transporte no burrinho sobretudo com a grande vantagem na diminuição dos acidentes.

  14. Tudo isto que li, dá para pensar !!!!!!!!!!………. Todas as medidas contra a poluição, passam por eliminar os “agentes poluentes” , não é ??… portanto a ideia é eliminar os componentes fosseis…óptimo !!!… mas as baterias, contem agentes fosseis igualmente, como a maior parte dos consumíveis diários que utilizamos, não é ??…. Portanto indo por estas diversas opiniões e constatações que a Alemanha e amigos comentadores aqui expõem, só vejo uma solução ao problema ….Eliminar os agentes mais poluentes deste Planeta, ou seja a raça Humana !!!… certo ???

    • Será algo que não devemos colocar, o objectivo é cá continuar este bicho e mais ops outros, não é?
      Num dos filmes MATRIX, o humano é comparado a um vírus, não é?

      No caso das baterias, tratando-se dos seus componentes maioritariamente minerais (cobre, litio,…), não havendo a queima ou decomposição molecular, poder-se-á aceitar que reentrariam no ciclo natural.

  15. Caro , Carlos …..Foi com uma pequena dose de ironia, que reagi a este tema ou “problema”, não leve a peito, a minha intervenção . A Era Industrial que desde 1760, as novas tecnologias de hoje, provocaram e continuaram a provocar incidências mais ou menos nefastas no nosso ambiente e eco-sistema, infelizmente ou felizmente somos aquilo que somos, a que ser pragmático !

  16. Ainda não entendi onde é que tudo isto é novidade, a estranhar apenas está notícia vir do país que iniciou a extinção dos automóveis a diesel.
    No final de contas vieram a descobrir que depois de começarem com esta guerra e a venda dos diseis terem diminuído drasticamente, o nível de (co) não só aumentou quase duas vezes como está a fazer toda a economia europeia cair a pique pois está a alterar as finanças nas empresas.
    Eu pessoalmente tenho 4 automóveis a diesel em casa e enquanto a vida assim me permitir, assim irá continuar.
    Diesel para a vida, pois tanto em consumo como em fiabilidade não existe ainda algo melhor.

  17. Estes traficantes de influencias, primeiro enganam o mundo com a trafulhice do diesel. O mercado brindou-os comprando ainda mais carros “trafulhados”. Claro que agora ainda atiram areia para os olhos do consumidor.
    Para o tuga tanto faz… até pode ser a carvao desde que seja moda.

  18. Andam a bater à volta do assunto e prendem-se a factos secundários.
    Não há maneira de reduzir a poluição pelos modos anunciados e nenhum deles passa de mezinha. Nunca se poderá chegar a resultados satisfatórios. é uma ilusão, perda de tempo e apoio à política económica assassina do consumismo dos EUA. Essa política exige um aumento contínuo da produção, a qual só pode ser absorvida por um aumento contínuo da população mundial. Como é impossível viver sem poluir, a única maneira de reduzir a poluição é acabar com essa política de consumismo assassina, que também extingue os recursos naturais da Terra, reduzindo a população mundial.

  19. Não resisto a deixar a minha opinião. A China está a preparar uma grande ofensiva à europa na comercialização de carros elétricos a preços muito baixos, que irão transtornar os preços do fabrico automóvel, principalmente nos fabricantes alemães. Isto poderá arruinar as marcas alemãs. Penso que é por essa razão que a Alemanha se opõe ao uso da energia elétrica nos automóveis. Está com muito receio da invasão tecnologica chinesa.

  20. Claro que o litio polui.. No processo de extração e nos resíduos resultantes da produção. Assim sendo, toda a zona envolvente, nomeadamente os cursos de água, terrenos, fauna e flora ficam altamente poluídos. A troco de uns postos precários não compensa hipotecar a saúde e beleza paisagística das regiões envolvidas.

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