/

Quando é que os carros elétricos ficarão mais baratos? Musk revela planos

O diretor-executivo de Tesla, Elon Musk, revelou na sexta-feira que, caso a inflação “acalme”, a empresa de veículos elétricos poderá vir a baixar os preços desses automóveis, que aumentaram entre e 20% e 30% nos últimos dois anos.

A taxa de inflação nos Estados Unidos (EUA) aumentou 9,1%, a mais alta em quase 41 anos, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, citado esta segunda-feira pelo Interesting Engineering.

No passado, a Tesla iniciou o seu caminho com o objetivo de reduzir os preços dos veículos elétricos – Musk pretendia vendê-los por 25 mil dólares (cerca de 24,8 mil euros). Contudo, em menos de 24 meses, a empresa aumentou os preços em toda a sua linha.

Esse aumento, no entanto, não afetou a procura, tendo a Tesla ainda que lidar com um atraso significativo nas encomendas – alguns dos seus modelos têm um prazo de entrega de seis a dez meses para novas encomendas.

O preço médio de um carro elétrico novo subiu 22% no ano passado. A verdade é que, à medida que os custos das matérias-primas sobem, os fabricantes de automóveis têm lutado contra a escassez de fornecimentos.

Antes do aumento de preços, Musk disse que tinha um “super mau pressentimento” sobre a economia em junho e que teria de cortar 10% dos funcionários da Tesla.

Em março, o CEO avançou também que a Tesla e a SpaceX estavam “a sentir uma pressão inflacionista significativa ao nível das matérias primas e da logística”, alertando para o risco de recessão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.