/

Carro da Aptera movido a energia solar será lançado este ano

A Aptera comprou uma fábrica para produzir os seus carros solares. E, ao invés de uma linha de montagem tradicional, terá robôs que transportarão os veículos entre as plataformas. A startup californiana já recebeu 25 mil reservas para este modelo, que será lançado ainda este ano.

Nos Estados Unidos (EUA), os automóveis produzem mais gases de efeito estufa na atmosfera do que qualquer outro setor, sendo a transição de carros movidos a combustíveis fósseis para elétricos uma parte fundamental do combate às mudanças climáticas, como é lembrado num artigo publicado no Big Think.

Contudo, muitas pessoas são dissuadidas de comprar carros elétricos devido ao custo associado. Com este modelo, a empresa acredita ter desenvolvido uma possível solução: trata-se de um veículo leve e com três rodas, o que o torna eficiente em termos de energia, minimizando a frequência com que precisa de ser carregado.

De acordo com o artigo, dependendo do clima e da estação do ano, alguns proprietários deste modelo poderão nunca ter que o carregar, graças aos painéis solares que cobrem o carro. Caso este fique estacionado ao sol, os painéis chegam a fornecer uma autonomia de 65 quilómetros por dia.

A Aptera planeia vender o seu modelo de menor alcance (com autonomia para cerca de 400 quilómetros), por 25.900 dólares (aproximadamente 25.400 euros).

Em 2022, a empresa anunciou que optaria por plataformas em formato de robôs para mover os veículos entre as diferentes estações de montagem. “Esta opção permite uma maior adaptação”, explicou o CEO da empresa, Chris Anthony.

“Não se tratam das plataformas tradicionais, que custam milhões e milhões de dólares e que não são flexíveis”, continuou. Essa abordagem tornará mais fácil fazer alterações no processo de montagem caso seja necessário, assim como resolver mais eficazmente problemas que possam surgir na produção.

A Aptera já recebeu 25 mil reservas para os seus carros solares. Antes do fim do ano, a empresa espera entregar a sua primeira pré-produção de veículos – um modelo que vem depois dos protótipos mas antes dos veículos produzidos em massa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.