É uma das questões principais, quando alguém procura um carro. Jornal italiano deixa a lista.
No momento de comprar um carro, muitos interessados olham primeiro para o preço. Outros para a marca. Outros para os quilómetros do carro (quando é usado).
Mas muitos outros tentam logo saber qual é a média de consumo de combustível, por cada 100 quilómetros?
E, aí, nem sempre, os números fornecidos pelo fabricante são sinónimo de consumo real. Há factores extra, como a temperatura exterior e a utilização do ar condicionado.
O Programa de Avaliação de Carros Novos testa carros em diferentes contextos, em diferentes temperaturas, com o ar condicionado activo (23 graus).
E apresenta os 10 melhores carros movidos a gasolina, ainda em produção, que foram testados do ponto de vista da eficiência energética, entre 2021 e 2022.
A lista, apresentada no jornal La Gazzetta dello Sport, começa com o 10.º classificado no que diz respeito ao consumo: o Peugeot 308, o “parente próximo” do Opel Astra, tem um consumo médio de 6,6 litros em cada 100 quilómetros e 8 l/100 km com ar condicionado ligado (sempre no pior cenário possível).
Segue-se na nona posição o Citroen C3, com “toques de originalidade”, apresenta um consumo médio de 6,5 l/100 km e 7,7 l/100 km na pior das hipóteses.
O Seat Ibiza, já na sua quinta geração (mas no oitavo posto), tem um consumo médio de 6,2 l/100 km e 7,1 l/100 km no pior caso.
O Opel Corsa, “parente próximo do Peugeot 208”, consome em média 6,1 l/100 km e 7,2 l/100 km em cenário mais frio.
A novidade chamada Hyundai Bayon chegou ao consumo médio de 6 l/100 km e 7,7 l/100 km no pior cenário. Sexto lugar.
O “rei de vendas” Ford Puma (entre os crossovers) aparece já dentro do top-5, com um consumo médio de 5,8 l/100 km e 7 l/100 km na pior das hipóteses.
Já o Skoda Fabia, com “dimensões ideais”, tem um consumo médio de 5,8 l/100 km e 6,8 l/100 com ar condicionado activo.
O Toyota Aygo X e a sua “aparência musculada” fecham o pódio; apresenta um consumo médio de 5,5 l/100 km e 7,1 l/100 km com temperaturas exteriores extremas, mais baixas.
No segundo lugar surge o “ícone do mercado” Volkswagen Golf, com consumo médio de 5,5 l/100 km e 6,1 l/100 km ao frio.
O “vencedor” é o Fiat 500: um consumo médio de 5,2 litros em cada 100 quilómetros, subindo para 6,2l/100km quando está frio (sempre no pior cenário possível). O Fiat 500 mais barato custa 17 mil euros.
Claro que há carros que apresentam consumos de gasolina ainda mais baixos do que o Fiat 500: Tesla Model S, Tesla Model X, Tesla Model 3…
Falta aí o novo Ford fiesta. 5,5l
O meu diesel consome Zero gasolina.
Convém que assim seja.
O meu conseguiu consumir 5% de gasolina 🙂
Não entra na lista porque o valor real ultrapassa os valores do 10° ligar lol
Comparação com os teslas é descabido… Veículos de valores altíssimos, só a bataria dá para comprar um Fiat 500, e são totalmente eletricos, por isso torna descabida a comparação.
ò António!!!!
Então Homem.
O meu Citroen C3 com 300 mil kms consome 5,2l/100 kms.
E isso é bom?!! Fod#-##
Bom?
É muito bom!!
Olha outro…
Ó ZAP… os parentescos andam um pouco baralhados.
“o Peugeot 308, o “parente próximo” do Opel Corsa…”
“O Opel Corsa, “parente próximo do Peugeot 208”, consome…”
A segunda afirmação é correta. A primeira tenho alguma dificuldade em perceber. Até podem ser parentes (do mesmo grupo automóvel) mas são segmentos diferentes, logo não são assim tão próximos.
308 – astra; 208 – corsa.
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Já agora consegui atrevessar a França consumindo apenas 4,3 L/100km com um mitsubishi space star 1,9 Did de 2004 é preciso bem gerir a velocidade e aproveitar as descidas para usar a energia cinética e gravitacional para poupar. Mas geralmente eu me sitiuo mais nos 5,3L/100km para uso de todos os dias. Já nas cidade horríveis ele já subiu a mais de 6,5 L/100km.
Tudo sem ar condicionado, tenho uma avaria elétrica e não o posso fazer funcionar.
O meu Yaris está fazendo 4,7. Está acima do primeiro colocado da lista e nem sequer foi mencionado.
Um jornal italiano dar o primeiro lugar a um carro italiano… nem é nada coincidência! 😀
A minha mota gasta 8 aos 100. E a andar devagar.
O meu faz apenas 3.8 aos 100. É um Yaris diesel com uma modificação caseira. Perde um pouquinho de potência mas consegue consumos menores.