Um carro voador totalmente elétrico, que custará cerca de 300.000 dólares, acaba de obter aprovação para iniciar testes na estrada — e no ar.
A Alef Aeronautics, fabricante de automóveis californiano, informou que recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade Especial da Administração Federal de Aviação (FAA) para o seu Modelo A.
De acordo com o Insider, esta é a primeira aprovação deste tipo para um automóvel com capacidade de voo.
Jim Dukhovny, Diretor Executivo da Alef, afirmou que “permite-nos estar mais perto de proporcionar às pessoas uma deslocação mais rápida e amiga do ambiente, poupando horas por semana a indivíduos e empresas. Este é um pequeno passo para os aviões, um passo gigante para os automóveis”.
Devido à evolução das restrições da FAA, relacionadas com as capacidades sem precedentes dos carros voadores, Alef afirmou que a sua certificação limita os locais e os objetivos para os quais está autorizado a voar.
A empresa pretendia produzir o primeiro carro voador com capacidade de condução na rua e de descolagem vertical. Foi concebido para se adaptar às infraestruturas urbanas existentes para condução e estacionamento.
O carro voador é capaz de se descolar vertical ou horizontalmente e pode transportar até duas pessoas.
Prevê-se que tenha uma autonomia em estrada de mais de 300 kms e uma autonomia em voo de 180 km.
Os compradores podem pagar 150 dólares para se juntarem à fila de espera geral ou 1500 dólares para terem acesso prioritário quando as entregas começarem. Em janeiro, a empresa revelou que nos três meses anteriores cerca de 440 pessoas já tinham pago esse valor.
No passado mês de dezembro, Dukhovny disse à CNBC Make It que os clientes poderiam esperar ver seus carros no céu até 2025.
A Alef não foi a única empresa de carros voadores e táxis aéreos a fazer um grande avanço nos últimos dias.
Na semana passada, as ações da empresa de táxis voadores Joby Aviation subiram 44%, depois de também ter recebido um Certificado de Aeronavegabilidade Especial da FAA.
O multicóptero é capaz de atingir velocidades de até 322 quilómetros por hora e pode transportar um piloto e quatro passageiros para operações militares ou comerciais nos EUA.
O veículo da Joby consiste numa aeronave S4 de cinco lugares que pode descolar e pousar verticalmente, recorrendo a seis grandes hélices distribuídas ao longo das suas asas e cauda em ‘V’.