/

Comprar carro novo vai ficar mais caro em 2020

3

Comprar um carro novo vai ficar mais caro aos contribuintes já a partir de janeiro. Em causa está uma componente ambiental do ISV que vai aumentar o preço dos automóveis a gasóleo e gasolina.

Se tem planos para comprar um carro novo no próximo ano, prepare-se para pagar mais. A componente ambiental do Imposto sobre Veículos (ISV) resulta num aumento generalizado do preço a pagar por um automóvel novo a gasóleo ou gasolina, a partir de janeiro de 2020.

Em causa está uma nova forma de medir as emissões de CO2 incluída na proposta de Orçamento do Estado para 2020. Segundo o Expresso, o sistema WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles TestProcedure) faz com que os preços aumentem, à exceção de um caso particular, em que apenas desce dois euros.

As simulações feitas pela Deloitte até dão conta do caso de um veículo híbrido que vai pagar mais 10,8% de ISV a partir do próximo ano, apesar de ser mais amigo do ambiente.

O ISV tem ainda em consideração uma componente relativa à cilindrada do veículo. Não há alterações nas taxas dos automóveis ‘até 1000 cm3’ e ‘1001 a 1250 cm3’, mas há um aumento nos carros ‘acima dos 1250 cm3’. O aumento é meramente residual: de 5,06 para 5,08 euros.

O Imposto Único de Circulação (IUC) vai também aumentar cerca de 0,3% para atualizar de acordo com a inflação. Uma nova componente ambiental também vai influenciar o pagamento deste imposto aplicável aos veículos cujas emissões sejam calculadas com base no ciclo WLTP.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.