/

Carris vai ter um alarme para quem não validar o bilhete

ayyur / Flickr

-

A Carris instalou alarmes sonoros em alguns dos seus autocarros para identificar passageiros que querem andar de transporte sem validarem o bilhete.

De acordo com a Rádio Renascença, o sistema “TicketCheck” será instalado a título experimental, até ao fim do ano, em quatro autocarros da carreira 711, onde quem não validar o passe ou o bilhete individual vai fazer disparar um sinal sonoro e visual.

Segundo dados da Carris, citados pela Renascença, 15% dos passageiros não pagam bilhete, o que gera um prejuízo de um milhão de euros por mês.

O “TicketCheck” baseia-se nas imagens recolhidas por uma câmara, que dá indicação para que seja accionado o alarme visual e sonoro quando não são detectados os movimentos habituais de quem valida o título de transporte.

A escolha da carreira 711, que liga o Alto Damaia ao Terreiro do Paço, “esteve relacionada com o tipo de percurso que a mesma realiza, o tipo de clientes que recebe e ainda com a quantidade de veículos com que opera diariamente”, justifica a empresa.

A Carris informa que nos primeiros dias de funcionamento do novo sistema terá agentes de sensibilização para “apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento”.

Após o período experimental que se inicia hoje – e consoante os resultados -, a empresa vai ponderar a possibilidade do alargamento do sistema a outras carreiras.

O novo sistema é da responsabilidade da Outmind, uma empresa portuguesa com origem na área de Investigação & Desenvolvimento universitária.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.