Carris marca greve simultânea com a do Metro de Lisboa

matthijs / Flickr

-

Os trabalhadores da Carris vão efetuar uma greve de 24 horas a 10 de abril, no mesmo dia em que está marcada uma greve do Metropolitano de Lisboa, em protesto contra a subconcessão da transportadora.

A paralisação, que se vai realizar entre as 00h00 e as 24h00 do dia 10 de abril, visa “protestar contra a subconcessão” e defender que a empresa se mantenha na esfera pública “porque acreditamos que servirá melhor os utentes”, disse à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), Sérgio Monte.

Na origem da greve está a publicação em Diário da República, na passada segunda-feira, do concurso público internacional da Carris e do Metropolitano de Lisboa, que estabelece que os candidatos têm até meados de maio para apresentar propostas.

De acordo com o anúncio, o critério de escolha para a adjudicação da subconcessão será o preço mais baixo apresentado pelos candidatos.

“Os sindicatos e as comissões de trabalhadores não foram minimamente tidos nem achados neste processo, que foi também feito à margem dos trabalhadores”, criticou o sindicalista Sérgio Monte.

Na semana passada, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) anunciou um pré-aviso de greve de 24 horas para sexta-feira, 10 de abril, “em defesa da empresa pública, contra a privatização” do Metro de Lisboa. A realizar-se, esta será a quarta greve no Metropolitano deste ano.

Questionado se a convocação da greve dos trabalhadores da Carris está relacionada com o pré-aviso dos funcionários do Metropolitano, Sérgio Monte explicou que “não houve articulação com o Metro“, mas “como o anúncio do concurso [de subconcessão] saiu em simultâneo, achamos que seria mais fácil mobilizar os trabalhadores”.

O responsável deu ainda conta de “algum receio e algum pânico” junto dos trabalhadores da Carris, sendo que “já existem movimentações na empresa de diretores a dizerem quem são os trabalhadores que ficam e os que não ficam”.

Para além disso, “põe-se a hipótese de despedimento coletivo”, afirmou.

A Câmara de Lisboa, de maioria socialista, aprovou na passada terça-feira uma moção para mandatar o presidente do município, António Costa, a “intentar todas as ações judiciais ou arbitrais, incluindo procedimentos cautelares, que se revelem necessárias à defesa dos interesses do município de Lisboa em matéria de gestão das redes de transportes públicos urbanos”.

Sobre esta questão, Sérgio Monte considerou que “se a Câmara estivesse diretamente envolvida [na gestão dos transportes na cidade] poderia melhorar” questões como a alteração de paragens, que tem de ser feita através de requerimentos ao município.

O sindicalista exemplificou que em Paris é à autarquia que cabe a gestão dos transportes na cidade e é “só copiar” esse modelo.

Relativamente aos serviços mínimos, ainda não estão previstos e terão de ser decretados pelo Tribunal Arbitral já que o sindicato não chegou a acordo com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, contou Sérgio Monte.

Questionada pela agência Lusa, a Carris confirmou que recebeu o pré-aviso de greve.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Direito à greve – Prerrogativa constitucional.
    Outros arrebanhados foram: Siderurgia Nacional, Estaleiros navaisde Viana, Lisnave, Setenave, indústria metalomecânica,Sorefame… TAP.
    Os metropolitanos e carris(es) têm características especiais: “Que se lixem as empresas e os empregos dos utentes que pre-pagam e lhes dão emprego”.

    • Na prestigiada Autoeuropa eventuais conflitos passaram a modelos de comportamento de classe… Em 2011 uma greve geral treve a adesão de apenas 9% dos trabalhadores… Foi o princípio do fim do super líder Carvalho da Silva do sindicalismo mais reacionário da Europa… Quem se lembra das greves na Autoeuropa um dos bastiões do actual superavit?

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …