Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar.

A carrinha lançou-se a toda velocidade contra as barreiras fronteiriças em Tarajal e atravessou a fronteira com 52 migrantes a bordo, todos oriundos da África subsaariana: 34 homens, 16 mulheres e duas crianças — uma de seis anos e outra de cinco meses.

Segundo o semanário Expresso, após o derrube das barreiras de segurança, alguns ocupantes da carrinha fugiram, enquanto outros se deixaram ficar na zona da fronteira, sendo que quatro apresentavam ferimentos ligeiros.

Os migrantes subsaarianos foram detidos mais tarde pela polícia em Ceuta, mas ainda não se sabe ao certo quais serão as consequências para os envolvidos.

Segundo o diretor-geral da Guarda Civil espanhola, Félix Azón, este é um novo evento, pois noutras ocasiões os migrantes usaram automóveis de passageiros para tentar romper as barreiras, mas nunca veículos com capacidade para transportar mais pessoas.

“Vamos investigar como e o porquê de isto acontecer e tentar tomar medidas para que não aconteça novamente”, declarou Azón.

O incidente ocorreu dias antes do início dos trabalhos para remover as espirais de arame farpado duplo das cercas em Ceuta e Melilla, para substituí-las por elementos menos prejudiciais. Durante o processo, a vigilância será reforçada para impedir a entrada irregular de migrantes.

Os migrantes reunidos em Marrocos normalmente tentam escalar as cercas de arame de seis metros que separam Ceuta do país, mas raramente tentam atravessar com veículos.

Félix Azón, que prestou declarações à imprensa depois de um evento organizado pelo Executive Forum, no seu discurso nesta reunião previu que este ano menos da metade dos migrantes chegará por via marítima, em relação ao ano passado, quando chegaram 60 mil em mais de 2.400 embarcações.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.