Carriço, Podence e Renato Sanches entre as escolhas de Fernando Santos

Fernando Santos divulgou os convocados para os próximos jogos oficiais da seleção portuguesa. Daniel Carriço, Daniel Podence e Renato Sanches são as grandes novidades.

O selecionador Fernando Santos apresentou a convocatória da seleção nacional para a dupla jornada frente à Sérvia e Lituânia, em setembro, a contar para o grupo B de qualificação para a fase final do Euro 2020, e são três as grandes novidades: Daniel Carriço, Daniel Podence e Renato Sanches.

Daniel Carriço, central do Sevilha, e Renato Sanches, médio ao serviço do Lille, regressam aos escolhidos do selecionador português. Já Podence, extremo do Olympiacos, é a grande novidade na lista de convocados. Aos 23 anos, o ex-jogador do Sporting faz a sua estreia absoluta nas convocatórias da principal seleção portuguesa.

Fernando Santos chamou 25 atletas. Dyego Sousa é o único que sai das escolhas do selecionador face à anterior convocatória. Já em relação aos primeiros jogos do apuramento, em março, as diferenças são maiores: João Mário (Lokomotiv) e André Silva (AC Milan) ficam de fora, avança o Público.

O encontro com a Sérvia está agendado para 7 de setembro, no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado. A partida com os lituanos será disputada dia 10 do mesmo mês, no Estádio FF, em Vilnius. Ambos os jogos têm pontapé de saída aprazado para as 19h45.

No arranque do apuramento, a formação portuguesa somou dois empates caseiros, com Ucrânia (0-0) e Sérvia (1-1). A seleção lusa, atual detentora do título, segue no quarto e penúltimo lugar do grupo B com apenas dois pontos, embora tenha menos dois jogos do que a Ucrânia, que lidera com 10, e do que o Luxemburgo, que é segundo com quatro.

Com mais um jogo que Portugal, a Sérvia é terceira classificada, também com quatro pontos, enquanto a Lituânia segue em último, com apenas um ponto.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto ao Euro 2020. Caso falhe a qualificação no grupo, Portugal tem, pelo menos, assegurada a presença no play-off, via Liga das Nações.

Convocatória

Guarda-redes: Beto (Goztepe), José Sá (Olympiakos) e Rui Patrício (Wolverhampton).

Defesas: João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Daniel Carriço (Sevilha), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Nápoles).

Médios: Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), William Carvalho (Bétis), Bruno Fernandes (Sporting), João Moutinho (Wolverhampton), Pizzi (Benfica) e Renato Sanches (Lille)

Avançados: Bernardo Silva (Manchester City), Daniel Podence (Olympiakos), Gonçalo Guedes (Valencia), Rafa Silva (SL Benfica), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Wolverhampton) e João Félix (Atlético Madrid).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …