Nova tecnologia permitirá carregamento de carros elétricos em movimento (e sem fios)

Engenheiros do Indiana Department of Transportation e da Purdue University, nos Estados Unidos, estão a desenvolver uma nova auto-estrada de betão capaz de carregar os veículos elétricos enquanto estão em movimento.

Fazer uma viagem num carro elétrico sem ter de parar para o carregar é um sonho que, em breve, se pode tornar realidade. Pelo menos, em Indiana, nos Estados Unidos, avança a Interesting Engineering.

O Departamento de Transportes do Indiana (INDOT, na sigla em inglês), a Universidade Purdue e a empresa alemã Magment GmbH juntaram forças para criar o primeiro pavimento de betão com carregamento sem fios do mundo. A ideia é desenvolver um sistema capaz de carregar — sem fios — veículos elétricos enquanto circulam na estrada.

De acordo com o comunicado divulgado pela equipa de engenheiros, está previsto que o projeto avance em três fases primárias, sendo que as duas primeiras — lideradas pelo Programa Conjunto de Investigação sobre Transportes (JTRP) — envolverão vários testes, análise de pavimentos e investigação de otimização.

Uma vez concluídas, será o INDOT a tomar as rédeas do projeto e a assumir a terceira fase, para a qual será construído um local de testagem com um comprimento mínimo de cerca de 400 metros. Isto para que a equipa possa testar a capacidade do betão para carregar camiões pesados que operam a alta potência (200 quilowatts ou mais).

Depois das três fases, o Derpartamento de Transportes irá proceder à utilização da nova tecnologia, construída e aperfeiçoada durante as fases acima mencionadas, para eletrificar um segmento ainda por determinar de uma auto-estrada interestadual no interior do Indiana.

“Este projeto é um verdadeiro passo em frente para o futuro do carregamento dinâmico sem fios”, disse Mauricio Esguerra, CEO da Magment, em comunicado.

Além disso, a nova tecnologia “irá, sem dúvida, estabelecer o padrão para uma eletrificação do transporte acessível, sustentável e eficiente“, acrescentou.

Espera-se que o desenvolvimento da nova estrada de carregamento sem fios arranque no final do verão e, partindo do princípio de que será bem sucedida, esta iniciativa terá tanto de sustentável como de revolucionária.

  Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …