Nova tecnologia permitirá carregamento de carros elétricos em movimento (e sem fios)

Engenheiros do Indiana Department of Transportation e da Purdue University, nos Estados Unidos, estão a desenvolver uma nova auto-estrada de betão capaz de carregar os veículos elétricos enquanto estão em movimento.

Fazer uma viagem num carro elétrico sem ter de parar para o carregar é um sonho que, em breve, se pode tornar realidade. Pelo menos, em Indiana, nos Estados Unidos, avança a Interesting Engineering.

O Departamento de Transportes do Indiana (INDOT, na sigla em inglês), a Universidade Purdue e a empresa alemã Magment GmbH juntaram forças para criar o primeiro pavimento de betão com carregamento sem fios do mundo. A ideia é desenvolver um sistema capaz de carregar — sem fios — veículos elétricos enquanto circulam na estrada.

De acordo com o comunicado divulgado pela equipa de engenheiros, está previsto que o projeto avance em três fases primárias, sendo que as duas primeiras — lideradas pelo Programa Conjunto de Investigação sobre Transportes (JTRP) — envolverão vários testes, análise de pavimentos e investigação de otimização.

Uma vez concluídas, será o INDOT a tomar as rédeas do projeto e a assumir a terceira fase, para a qual será construído um local de testagem com um comprimento mínimo de cerca de 400 metros. Isto para que a equipa possa testar a capacidade do betão para carregar camiões pesados que operam a alta potência (200 quilowatts ou mais).

Depois das três fases, o Derpartamento de Transportes irá proceder à utilização da nova tecnologia, construída e aperfeiçoada durante as fases acima mencionadas, para eletrificar um segmento ainda por determinar de uma auto-estrada interestadual no interior do Indiana.

“Este projeto é um verdadeiro passo em frente para o futuro do carregamento dinâmico sem fios”, disse Mauricio Esguerra, CEO da Magment, em comunicado.

Além disso, a nova tecnologia “irá, sem dúvida, estabelecer o padrão para uma eletrificação do transporte acessível, sustentável e eficiente“, acrescentou.

Espera-se que o desenvolvimento da nova estrada de carregamento sem fios arranque no final do verão e, partindo do princípio de que será bem sucedida, esta iniciativa terá tanto de sustentável como de revolucionária.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …