Carraças preferem humanos aos cães quando as temperaturas aumentam

As conclusões deste novo estudo são um sinal preocupante de como as alterações climáticas podem aumentar o risco de os humanos contraírem doenças transmitidas por carraças.

De acordo com o novo estudo, citado pelo site Live Science, à medida que as temperaturas sobem, como resultado das alterações climáticas, as carraças podem mudar as suas preferências alimentares dos cães para os humanos.

“O nosso trabalho indica que, quando o tempo fica mais quente, devemos ser muito mais vigilantes em relação à febre da carraça em humanos”, afirmou Laura Backus, veterinária e estudante de doutoramento na Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

“Descobrimos que, quando as temperaturas aumentaram de cerca de 23 para 38 graus Celsius, os carrapatos Rhipicephalus sanguineus tinham 2,5 vezes mais probabilidade de preferir os humanos aos cães“, acrescentou.

Segundo Backus, cujo estudo foi apresentado, esta segunda-feira, no Encontro Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, predizer surtos desta doença é difícil, mas saber o que faz as carraças irem atrás dos humanos pode ajudar.

“Se pudermos identificar as situações, os fatores ambientais, que levam os humanos a serem picados com mais frequência, podemos então ser capazes de identificar e intervir mais rapidamente e reduzir os casos”, disse a investigadora ao mesmo site.

Estudos anteriores já tinham sugerido que a temperatura pode ser um desses fatores, ou seja, que as carraças Rhipicephalus sanguineus podem ser mais agressivas com os humanos em climas quentes.

Para testar esta hipótese, a equipa recrutou alguns (bravos) voluntários humanos e caninos. Os investigadores montaram duas grandes caixas de madeira, sendo que numa ficou um cão e na outra um humano, conectadas por um tubo de plástico transparente.

De seguida, os cientistas libertaram 20 carraças através do tubo e, durante 20 minutos, observaram se estes parasitas, que escolhem os seus hospedeiros pelo cheiro, se moviam em direção ao cão, ao humano ou ficavam parados.

Os investigadores realizaram o experimento em duas temperaturas diferentes – cerca de 23,3 graus e de 37,8 graus – e usaram dois tipos de carraças comuns, as tropicais e as temperadas. Fizeram 10 testes em cada temperatura para cada tipo de carraça.

As carraças tropicais foram mais propensas a mover-se em direção aos cães na chamada temperatura ambiente, com uma média de 5,2 das 20 carraças a dirigir-se ao cão e 2,9 ao humano, disse Backus.

Em altas temperaturas, entretanto, mudaram a sua preferência: uma média de 4,4 carraças moveram-se em direção ao cão, enquanto 7,5 se dirigiram ao humano. Nestas temperaturas, os parasitas também eram mais propensos a fazer uma escolha, em vez de ficarem parados no meio do tubo.

No entanto, os resultados foram menos claros para as carraças temperadas. Em temperaturas mais altas, significativamente menos parasitas escolheram os cães. E pouco mais deles também escolheram os humanos em temperaturas mais altas, mas esse aumento não foi estatisticamente significativo.

Os investigadores não têm a certeza do que faz com que as carraças mudem as suas preferências. “Em temperaturas mais altas, podem estar mais ansiosas para encontrar um hospedeiro porque, nesses casos, têm maior probabilidade de secar e morrer mais depressa”, sugere Backus.

Mas isso continua a não explicar porque é que estes parasitas preferem mais os humanos do que os cães nessas temperaturas mais altas, acrescentou.

A doença da carraça é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada de carraças que geralmente se alimentam de cães. Nos primeiros cinco dias da doença, os antibióticos podem curá-la, mas, se não for tratada, pode ser fatal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …