Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor.

Apesar de deixar as funções de governador, Carlos Costa poderá não abandonar totalmente o Banco de Portugal: o atual líder vai passar a integrar o conselho consultivo da autoridade, um órgão que tem estado no centro da discussão pelo reforço da sua ação, para que se pronuncie sobre as contas anuais e o trabalho do supervisor financeiro.

De acordo com o semanário Expresso, se tal de concretizar, aumentará o escrutínio à administração do supervisor.

O conselho consultivo do BdP pronuncia-se “não vinculativamente, sobre o relatório anual da atividade do banco”, “a atuação do banco” e ainda sobre “assuntos que lhe forem submetidos pelo governador ou pelo conselho de administração”. Vítor Constâncio e António de Sousa, ex-governadores, integram este órgão, que passará também a contar com Carlos Costa.

Os quatro convidados pelo Executivo para este órgão – Francisco Louçã, Murteira Nabo, João Talone e Luís Nazaré – estão de saída pelo facto de terem sido propostos por Mário Centeno enquanto ministro das Finanças. Estes nomes colocaram o lugar à disposição ou apresentaram a demissão.

Além destas quatro personalidades e dos ex-governadores, o conselho consultivo conta com o governador, que preside, e o vice-governador (Luís Máximo dos Santos), o líder do conselho de auditoria do banco, Nuno Fernandes, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, e ainda a presidente do IGCP, Cristina Casalinho, e com representantes das regiões autónomas, Roberto Amaral e Pedro Bettencourt Calado.

Na mensagem endereçada ao novo ministro das Finanças, João Leão, Louçã refere que está a ser debatido, dentro do Banco de Portugal, um “reforço” da capacidade de atuação do conselho consultivo, sendo que este órgão tem hoje  uma atividade muito reduzida.

O antigo líder do Bloco de Esquerda propôs uma formalização das pronúncias feitas nas reuniões e uma efetiva avaliação do relatório anual da administração. Se se concretizar, Mário Centeno entrará no Banco de Portugal com um reforço do escrutínio sobre o seu trabalho – e Carlos Costa poderá participar nesse escrutínio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …

DGS cedeu aos cientistas dados incompletos, com erros graves e até homens grávidos

Os dados de vigilância epidemiológica da Covid-19 cedidos pela Direção-Geral da Saúde aos cientistas contêm "dados com caráter provisório", que "poderão ser ainda alvo de validação” e com erros graves - entre os quais falhas …