Congresso do PS: Carlos César é candidato único e vai ser reeleito presidente do partido

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O presidente do PS, Carlos César

A reeleição de Carlos César  será anunciada logo na abertura dos trabalhos do 23.º Congresso do PS, este fim de semana, em Portimão.

Carlos César é novamente candidato único ao cargo de presidente dos socialistas e a sua reeleição será anunciada logo na abertura dos trabalhos do 23.º Congresso do PS, este sábado de manhã, em Portimão.

Membro do Conselho de Estado, presidente do Governo Regional dos Açores entre 1996 e 2012, líder parlamentar socialista na anterior legislatura, Carlos César desempenha as funções de presidente do PS desde novembro de 2014, coincidindo com a eleição de António Costa para o cargo de secretário-geral deste partido.

Em declarações à Lusa, o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) e líder da federação socialista do Algarve, Luís Graça, referiu que os 1.029 delegados eleitos, e mais 155 com inerência e direito a voto, podem começar a votar para o cargo de presidente do PS já a partir de sexta-feira às 12h por via eletrónica, até sábado de manhã.

Além do presidente do partido, os delegados socialistas irão também votar por meios eletrónicos para a Comissão de Verificação de Poderes e para a Comissão de Honra.

“No sábado, pelas 11h, quando Carlos César fizer o discurso de abertura do congresso, na qualidade de presidente do partido, já estes resultados terão sido anunciados“, referiu Luís Graça.

O presidente da COC adiantou que os delegados que tiverem por algum motivo dificuldade de acesso à aplicação informática que permite o voto à distância poderão sempre votar presencialmente na Arena de Portimão, a partir das 9h de sábado.

Outra diferença em relação ao passado é o processo de inscrição dos delegados que pretendam discursar durante os dois dias de congresso.

“Logo no processo de acreditação, os delegados têm a possibilidade de assinalar se querem falar no congresso. Além da inscrição por via da aplicação informática no telemóvel do delegado, este também tem sempre a possibilidade de se inscrever presencialmente na Arena de Portimão, até às 10h30 de sábado”, declarou Luís Graça.

O presidente da COC prometeu que neste congresso haverá um maior rigor em termos de prazo de entrega de listas para a Comissão Nacional do PS, o órgão máximo partidário entre congressos.

“O prazo vai terminar às 17h de sábado”, três horas antes do início do processo de votação – também eletrónico – das moções políticas de orientação global, salientou o líder da Federação do Algarve do PS.

Luís Graça acrescentou que no congresso do PS, no domingo de manhã, antes da sessão de encerramento, serão apresentadas mais de 20 moções setoriais – propostas que apenas vão ser discutidas e votadas mais tarde em reunião de Comissão Nacional deste partido.

“No congresso, apenas serão apresentadas as moções setoriais em que o primeiro subscritor delas esteja presente”, advertiu o presidente da COC.

Após a apresentação das moções setoriais, no domingo ao fim da manhã, segue-se o anúncio dos resultados das votações para os órgãos nacionais e o discurso de encerramento do congresso a cargo do secretário-geral eleito, António Costa.

Ao longo da última semana, foram muitas as especulações sobre o futuro da liderança socialista, depois de Mariana Vieira da Silva ter assumido o cargo de primeira-ministra em funções durante as férias de António Costa e depois de o líder do secretário-geral socialista remeter para 2023 a decisão de uma possível recandidatura.

As recentes especulações em torno dos possíveis sucessores de António Costa não parecem assustar a máquina socialista, que, de forma assumida, vai sentar na mesa do congresso deste fim de semana Ana Catarina Mendes, Fernando Medida, Mariana Vieira da Silva e Pedro Nuno Santos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.