Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

Carla Tavares - Amadora / Facebook

Carla Tavares reeleita presidente da Câmara da Amadora

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa.

Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla Tavares, com 43,88% (sete mandatos), e apenas 24,55% (três mandatos) para a coligação “Dar Voz à Amadora”, do PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR e liderada por Suzana Garcia.

“Obrigada Amadora! Pela Estabilidade e Confiança! O Partido Socialista renovou hoje um resultado histórico na Amadora. Manteve a maioria absoluta na Câmara Municipal e conquistou todas as Assembleias de Freguesia”, lê-se no Facebook da socialista.

“O nosso primeiro agradecimento vai para todos os amadorenses que, uma vez mais, participaram de forma democrática neste ato eleitoral e escolheram o futuro da cidade. A todos os militantes e simpatizantes do PS, a nossa gratidão pelo empenho demonstrado ao longo das últimas semanas. O mérito e a responsabilidade desta vitória é de todos!”

“Iniciamos hoje uma nova etapa nesta caminhada. Renovando o compromisso assumido pelo PS na gestão da cidade, manteremos o mesmo empenho de sempre. Fazer mais e fazer melhor… pelas pessoas, sempre!”, lê-se ainda.

Por sua vez, na reação aos resultados, Suzana Garcia começou por considerar o desempenho da lista como uma “vitória”, face à quase duplicação dos melhores resultados do PSD no concelho, mas deu a cara pelo desfecho.

“Dedico esta vitória que obtivemos a toda esta equipa e, na parte em que existiu a derrota – por não termos obtido a vitória final –, a responsabilidade é apenas minha”, vincou, sem deixar de felicitar os partidos que a acompanhavam na coligação.

Paralelamente, a candidata destacou também a eleição, “pela primeira vez na República portuguesa”, de uma vereadora luso-chinesa, além da “iminência” de eleger um “vereador de ascendência cabo-verdiana”.

Nas eleições para a Amadora, o terceiro lugar coube à CDU, numa lista encabeçada por António Borges, com 9,93% (um mandato), seguida do Chega, com 5,44%, Bloco de Esquerda (5,33%), PAN (3,12%), Iniciativa Liberal (2,79%), PPM/RIR (0,61%) e MAS (0,37%).

A Câmara Municipal da Amadora é presidida pelo PS desde 1997, quando o socialista Joaquim Raposo venceu as eleições autárquicas desse ano, pondo fim a 18 anos de gestão da CDU.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno, entre outras alterações à legislação laboral, e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …