Caracas novamente às escuras. Apagão afeta mais 11 estados da Venezuela

Raul Martinez / EPA

Um apagão deixou na terça-feira a cidade de Caracas e outros 11 estados do país parcialmente às escuras. Segundo as rádios locais e internautas, o apagão afetou o Distrito Capital, Miranda, Zúlia, Yaracuy, Guárico, Barinas, Trujillo, Vargas, Portuguesa, Monagas, Falcón e Lara.

Em Caracas, o apagão foi precedido por uma descida rápida de voltagem que em localidades como Chacaíto (leste) desligou vários aparelhos de ar condicionado, informou a agência Lusa.

O Metropolitano de Caracas anunciou que devido à falha elétrica as linhas 1, 2 e 3 deixaram de estar ao serviço e foi ativado um “plano de contingência” com autocarros da empresa para transportar passageiros na Zona Rental, Propátria, Zoológico, Las Adjuntas e La Rinconada, esta última de onde partem milhares de pessoas que vivem em cidades-dormitório como Charallave e Los Valles del Tuy (ambas a sul da capital).

Através do Twitter, a empresa estatal Corporação Elétrica da Venezuela (Corpoelec) confirmou que várias zonas da capital e do vizinho Estado de Miranda foram afetadas pela falha e que estava a trabalhar para reparar a avaria.

Ainda em Caracas, milhares de pessoas concentraram-se nas paragens de autocarros, numa cidade onde o transporte público é cada vez mais difícil, havendo cada vez menos viaturas a prestar este serviço, com muitas destas a avariarem frequentemente, obrigando a população a dispensar mais tempo para chegar ao trabalho e regressar a casa.

O apagão afetou também o serviço de telefone, principalmente móvel, e de internet em várias regiões do país.

Em 22 de julho último, um apagão deixou a Venezuela totalmente às escuras (Caracas e os outros 23 estados) devido a uma falha na central hidroelétrica de El Guri, no Estado de Bolívar (sudeste do país), que fornece 80% da energia do país.

Em março último, a Venezuela registou dois grandes apagões que deixou o país quase na totalidade às escuras. Desde então são frequentes as queixas de falhas no abastecimento de energia, principalmente no Estado de Zúlia, onde a população chega a estar mais de uma semana sem eletricidade.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …