Caracas novamente às escuras. Apagão afeta mais 11 estados da Venezuela

Raul Martinez / EPA

Um apagão deixou na terça-feira a cidade de Caracas e outros 11 estados do país parcialmente às escuras. Segundo as rádios locais e internautas, o apagão afetou o Distrito Capital, Miranda, Zúlia, Yaracuy, Guárico, Barinas, Trujillo, Vargas, Portuguesa, Monagas, Falcón e Lara.

Em Caracas, o apagão foi precedido por uma descida rápida de voltagem que em localidades como Chacaíto (leste) desligou vários aparelhos de ar condicionado, informou a agência Lusa.

O Metropolitano de Caracas anunciou que devido à falha elétrica as linhas 1, 2 e 3 deixaram de estar ao serviço e foi ativado um “plano de contingência” com autocarros da empresa para transportar passageiros na Zona Rental, Propátria, Zoológico, Las Adjuntas e La Rinconada, esta última de onde partem milhares de pessoas que vivem em cidades-dormitório como Charallave e Los Valles del Tuy (ambas a sul da capital).

Através do Twitter, a empresa estatal Corporação Elétrica da Venezuela (Corpoelec) confirmou que várias zonas da capital e do vizinho Estado de Miranda foram afetadas pela falha e que estava a trabalhar para reparar a avaria.

Ainda em Caracas, milhares de pessoas concentraram-se nas paragens de autocarros, numa cidade onde o transporte público é cada vez mais difícil, havendo cada vez menos viaturas a prestar este serviço, com muitas destas a avariarem frequentemente, obrigando a população a dispensar mais tempo para chegar ao trabalho e regressar a casa.

O apagão afetou também o serviço de telefone, principalmente móvel, e de internet em várias regiões do país.

Em 22 de julho último, um apagão deixou a Venezuela totalmente às escuras (Caracas e os outros 23 estados) devido a uma falha na central hidroelétrica de El Guri, no Estado de Bolívar (sudeste do país), que fornece 80% da energia do país.

Em março último, a Venezuela registou dois grandes apagões que deixou o país quase na totalidade às escuras. Desde então são frequentes as queixas de falhas no abastecimento de energia, principalmente no Estado de Zúlia, onde a população chega a estar mais de uma semana sem eletricidade.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …