Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta “que não deveria existir” ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA).

O planeta em causa foi batizado de LTT 9779b e é considerado um Neptuno-quente, isto é, um mundo com uma massa semelhante à de Neptuno ou Urano que orbita tão perto da sua estrela que a sua superfície fica exposta a grandes quantidades de radiação.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Astrophysical Journal Letters, o planeta encontra-se a 260 anos-luz de distância.

O artigo detalha a primeira caracterização espectral atmosférica de qualquer planeta já descoberto através do TESS, o primeiro mapa de temperatura global de qualquer planeta TESS com uma atmosfera e um Neptuno-quente cujo espectro de emissão é muito diferente de vários júpiteres-quentes maiores anteriormente estudados.

“Pela primeira vez, medimos a luz proveniente deste planeta que não deveria existir“, disse Ian Crossfield, professor assistente de Física e Astronomia da Universidade de Kansas e autor principal do estudo, citado em comunicado.

“Este planeta é tão intensamente irradiado pela sua estrela que a sua temperatura ultrapassa os 1.650 graus Celsius e a sua atmosfera poderia ter evaporado totalmente. No entanto, as nossas observações mostram a sua atmosfera através da luz infravermelha emitida pelo planeta”, continuou o especialista.

Apesar de ser um mundo extraordinário, LTT 9779b é também infernal.

“Este planeta não tem uma superfície sólida e é muito mais quente do que Mercúrio no nosso Sistema Solar. Não só o chumbo derreteria na atmosfera deste planeta, mas também a platina, o crómio e o aço inoxidável”.

De acordo com Crossfield, um ano neste planeta dura menos de 24 horas.

“É um sistema bastante extremo”, explicou.

Este Neptuno-quente foi descoberto no ano passado, tornando-se num dos primeiros planetas do tamanho de Neptuno descoberto peço “caçador” de mundos TESS.

Os detalhes sobre este mundo foram agora publicados e as descobertas deixaram a equipa bastante entusiasmada sobre investigações futuras: “Não diria que entendemos tudo sobre este planeta agora, mas medimos o suficiente para saber que este será realmente um objeto frutífero para estudos futuros”, rematou Crossfield.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …