Capitão Falcão de João Leitão vence prémios Sophia 2016

CapitaoFalcao / Facebook

-

Capitão Falcão (2015) de João Leitão

Decorreu esta sexta-feira a entrega dos Prémios Sophia 2016 pela Academia Portuguesa de Cinema, em cerimónia que teve lugar no Centro Cultural de Belém.

O filme Amor Impossível de António-Pedro Vasconcelos que contava com 17 nomeações, sendo o mais nomeado, venceu apenas quatro prémios: Melhor Filme, Melhor Ator (José Mata), Melhor Atriz (Vitória Guerra) e Melhor Som (Vasco Pedroso, Branko Neskov e Elsa Ferreira).

Recorde-se que, no ano anterior, o realizador arrecadou 9 prémios Sophia com a longa-metragem Os Gatos não têm Vertigens.

Porém, o grande vencedor da noite foi Capitão Falcão, uma sátira de João Leitão ao regime do Estado Novo e ao ditador António de Oliveira Salazar, que contava com 10 nomeações, tendo conquistado seis Sophia.

O filme venceu nas categorias de Melhor Ator Secundário (José Pinto), Melhor Banda Sonora Original (Pedro Marques), Melhor Argumento Original (João Leitão e Nuria Leon Bernardo), Melhor Maquilhagem e Cabelos (Helena Gonçalves) , Melhor Direção Artística (Nuno Tomaz, Mário Melo Costa e João Leitão) e Melhor Guarda-Roupa (Isabel Quadros).

Se eu Fosse Ladrão, Roubava, de Paulo Rocha, recebeu por seu turno os prémios de Melhor Atriz Secundária (Carla Chambel) e Melhor Fotografia (Acácio de Almeida).

Yvone Kane, que estava na corrida para 10 Sophia, venceu apenas a estatueta de Melhor Realizador (Margarida Cardoso)

Abaixo, a lista completa dos vencedores:

  • Melhor FilmeAmor Impossível, de António-Pedro Vasconcelos
  • Melhor RealizadorMargarida Cardoso, por Yvone Kane
  • Melhor Atriz PrincipalVitória Guerra, em Amor Impossível
  • Melhor Ator PrincipalJosé Mata, em Amor Impossível
  • Melhor Atriz SecundáriaCarla Chambel, em Se eu Fosse Ladrão, Roubava
  • Melhor Ator SecundárioJosé Pinto, em Capitão Falcão
  • Melhor Argumento Original: João Leitão e Nuria Leon Bernardo, por Capitão Falcão
  • Melhor FotografiaAcácio de Almeida, por Se eu Fosse Ladrão, Roubava
  • Melhor SomVasco Pedroso, Branko Neskov e Elsa Ferreira, por Amor Impossível
  • Melhor Direção ArtísticaNuno Tomaz, Mário Melo Costa e João Leitão, por Capitão Falcão
  • Melhor Guarda RoupaIsabel Quadros, por Capitão Falcão
  • Melhor Maquilhagem e CabelosHelena Gonçalves, por Capitão Falcão
  • Melhor MontagemEdgar Feldman e João Salaviza, por Montanha
  • Melhor Banda Sonora OriginalPedro Marques, por Capitão Falcão
  • Melhor DocumentárioPára-me de Repente o Pensamento, de Jorge Pelicano
  • Melhor Documentário em Curta-MetragemFora da Vida, de Filipa Reis e João Miller Guerra
  • Melhor Curta-Metragem de FicçãoRampa, de Margarida Lucas
  • Melhor Curta-Metragem de AnimaçãoAmélia & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos
  • Prémio Sophia EstudanteTerra Mãe, de Ricardo Couto

Espalha Factos

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …