Capital perdida de antigo reino Maia descoberta no México

Brown University / Brandeis University

Os arqueólogos acreditam que o sítio arqueológico Lacanja Tzeltal era a capital do reino Sak Tz’i’, localizado no atual estado mexicano de Chiapas, no sudeste do país. O reino terá sido construído em 750 a.C. e ocupado durante mais de 1.000 anos.

Charles Golden, professor de Arqueologia da Universidade norte-americana Brandeis, em colaboração com Andrew Scherer, investigador da Universidade Brown, e uma equipa de cientistas do México, Canadá e Estados Unidos, iniciaram uma série de escavações no sítio arqueológico Lacanja Tzeltal, no atual estado mexicano de Chiapas.

Os investigadores publicaram os resultados no Jornal of Field Archaeology, mas há uma descoberta que merece especial destaque: um tesouro de monumentos maias, um dos quais com uma importante inscrição que descreve rituais e batalhas, entre eles uma serpente de água mítica e a dança de um Deus da chuva.

De acordo com a SputnikNews, foram ainda encontradas ruínas de pirâmides, de um palácio real e de um campo de futebol mesoamericano.

Stephen Houston / Charles Golden

Modelo 3D e imagem da lápide de pedra descoberta durante as escavações

Os investigadores procuram provas da existência da capital do reino Sak Tz’i’ desde 1994, altura em que descobriram referências em inscrições encontradas noutros locais de escavação Maia. O reino era também mencionado em várias esculturas de museus de todo o mundo.

O reino Sak Tz’i’ não foi o mais poderoso dos reinos maias, e as suas ruínas são mais modestas em comparação com os sítios arqueológicos mais famosos, como Chichén Itzá e Palenque.

Os plebeus do reino viviam no campo, colhiam uma grande variedade de culturas e fabricavam cerâmica e ferramentas de pedra. Charles Golden e a sua equipa encontraram vários vestígios daquilo que, provavelmente, terá sido o mercado da cidade, onde os produtos eram vendidos aos locais.

Os residentes de Sak Tz’i’ visitavam a cidade para ver jogos de futebol mesoamericanos, nos quais os participantes jogavam com uma bola de borracha que podia pesar até nove quilos e que era movimentada pelo campo através dos ombros e das ancas dos jogadores.

No extremo nordeste da cidade foram descobertas as ruínas de uma pirâmide, de aproximadamente 13,7 metros de altura, entre as várias estruturas circundantes que seriam residências da elite e centros de rituais religiosos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …