/

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

1

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. Em Cinfães, Viseu, foi até preciso improvisar um “panelão de sopa” para alimentar as filas de pais e crianças.

A matrícula no ano lectivo 2018/2019 tem que ser efectuada no Portal das Escolas, um serviço gerido pelo Ministério da Educação que exige a utilização do Cartão de Cidadão do aluno e do respectivo encarregado de educação.

Mas as demoras e falhas, com bloqueios frequentes na plataforma, estão a complicar o processo e a criar filas de espera em diversos estabelecimentos escolares.

O Jornal de Notícias cita o caso de uma escola em Cinfães, no distrito de Viseu, onde na terça-feira, foi preciso fazer um “panelão de sopa” na cantina para alimentar os muitos pais e crianças que aguardavam nas filas de espera, para fazerem as matrículas.

“Cheguei a distribuir senhas para marcar a vez”, conta ao JN o director do estabelecimento, Manuel Pereira.

Esta Escola de Cinfães resolveu, entretanto, prolongar o período de matrículas, para fazer face aos problemas verificados, conforme avança a Rádio Antena 1.

Uma fonte do Ministério da Educação confirmou também ao JN que a plataforma electrónica “não é encerrada” e que vai continuar a funcionar, ao longo dos próximos meses, para “situações que sejam necessárias ultimar”.

ZAP //

1 Comment

  1. a maior parte dos problemas informáticos no atendimento nos serviços públicos e privados está entre o computador e a cadeira. é só substituir todos esses focos problemáticos e vão ver que os sistemas até são muito bons desde logo até pelo facto de funcionarem quase autonomamente ao ser operados por indigentes profissionais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.