Caos na British Airways foi provocado por funcionário que desligou a corrente

danielmennerich / Flickr

Avião Boeing 747-400 da British Airways estacionado no aeroporto de Heathrow, Londres

Avião Boeing 747-400 da British Airways estacionado no aeroporto de Heathrow, Londres

A falha informática que pode custar à British Airways cerca de 115 milhões de euros foi provocada por um erro humano. Um funcionário que fazia manutenção de rotina no sistema informático desligou a corrente de energia.

Durante o fim-de-semana passado, mais de 75 mil passageiros ficaram impedidos de viajar em voos da companhia aérea British Airways, depois de uma falha informática que levou ao cancelamento de cerca de 700 voos.

Sabe-se agora que essa falha geral nos computadores da empresa foi motivada por um erro humano de um trabalhador externo à companhia de aviação que estava a fazer a manutenção de rotina num data center da empresa.

O jornal The Sun avança que um trabalhador externo à empresa desligou sem querer o fornecimento de energia que dava suporte às máquinas de reserva, enquanto fazia a manutenção do sistema informático.

“Quando a potência foi transferida de volta para a fonte principal, o procedimento adequado não foi seguido. Foi comutada demasiado depressa, provocando um aumento de energia que colapsou todos os computadores da companhia“, acrescenta o tablóide.

A situação gerou o caos nos aeroportos de Heathrow e de Gatwick, em Londres, tornando impossível fazer o check-in online, controlar as bagagens ou até mesmo contactar os call centers da companhia.

A falha pode custar à companhia britânica cerca de 100 milhões de libras, ou seja, aproximadamente 115 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito simples a análise – o sistema devia impedir que isto ocorresse! Para dotar os sistemas com potencialidades que impeçam estas graves anomalias, não se pode estar à espera que elas aconteçam uma primeira vez. Há que realizar simulações para evitar que elas aconteçam ou para se criar planos B adequados se elas acontecerem mesmo assim.

  2. Esta noticia é quase de certeza falsa, eu não acredito que uma empresa desta dimensão fique assim por causa de falta de luz, se assim for, é mais fácil desligar a electricidade que colocar explosivos, arrangem uma desculpa melhor, ou melhor gestores.

    • Caro Nelson Trindade,
      O seu comentário é quase de certeza despropositado.
      Esta notícia foi dada pela generalidade dos órgãos de comunicação, e a British Airways não a desmentiu.
      Num mundo contaminado com notícias falsas maliciosamente fabricadas para distorcer a realidade, os jornalistas têm a responsabilidade de ter cuidado com as notícias o que escrevem.
      Tal como os leitores que as comentam.

      • Meu caro amigo sei que o Senhor não é ingénuo e sabe tão bem como eu hoje em dia os jornalistas não noticiam e investigam mas antes vendem notícias e não há noticia que se venda melhor que a desgraça, principalmente quando é causada por acidente por um David e afecta um Golias.Para o Golias também é muito bom porque tem desculpa para um erro. Por isso caro amigo hexistem milhares de órgãos informativos e cabe ao caro leitor pensar bem em qual acreditar. Não me parece que seja preciso grandes filosofias , pense apenas se e fiável pensar se uma empresa de milhões tinha este prejuízo simplesmente porque alguém desligar a electricidade. Não acredite em tudo que os jornalistas dizem e muito menos no que dizem as grandes empresas.

        • Caro Nelson, tem todo o direito de pensar por si e escolher aquilo em que acredita. A nossa objecção resume-se à “leveza” com que aponta a notícia como “de certeza falsa”.
          Mas permita-nos já agora, a propósito do tema, o seguinte comentário: a explicação de que uma empresa teve um problema que causou um prejuízo de 90 milhões porque um funcionário desligou a luz é tão surreal que só pode ser verdade.
          Antes de mais, porque o famoso princípio da Navalha de Occam nos diz que a explicação mais simples é normalmente a explicação certa.
          Mas principalmente porque, como disse um dia Napoleão Bonaparte, “não se deve atribuir à conspiração o que possa ser simplesmente explicado pela mera incompetência”.

          • Eu não falo em conspiração falo em logica, e como Napoleão também disse ” a primeira qualidade de um comandante é a cabeça fria. Não deve deixar se confundir quer por boas quer por más noticias. Isto é que dizer citações de Napoleão é fácil, tal como as noticias são muitas e para todos os gostos, eu, e talvez seja estranho na actualidade, prefiro pensar sobre elas.

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …