Caos na British Airways foi provocado por funcionário que desligou a corrente

danielmennerich / Flickr

Avião Boeing 747-400 da British Airways estacionado no aeroporto de Heathrow, Londres

Avião Boeing 747-400 da British Airways estacionado no aeroporto de Heathrow, Londres

A falha informática que pode custar à British Airways cerca de 115 milhões de euros foi provocada por um erro humano. Um funcionário que fazia manutenção de rotina no sistema informático desligou a corrente de energia.

Durante o fim-de-semana passado, mais de 75 mil passageiros ficaram impedidos de viajar em voos da companhia aérea British Airways, depois de uma falha informática que levou ao cancelamento de cerca de 700 voos.

Sabe-se agora que essa falha geral nos computadores da empresa foi motivada por um erro humano de um trabalhador externo à companhia de aviação que estava a fazer a manutenção de rotina num data center da empresa.

O jornal The Sun avança que um trabalhador externo à empresa desligou sem querer o fornecimento de energia que dava suporte às máquinas de reserva, enquanto fazia a manutenção do sistema informático.

“Quando a potência foi transferida de volta para a fonte principal, o procedimento adequado não foi seguido. Foi comutada demasiado depressa, provocando um aumento de energia que colapsou todos os computadores da companhia“, acrescenta o tablóide.

A situação gerou o caos nos aeroportos de Heathrow e de Gatwick, em Londres, tornando impossível fazer o check-in online, controlar as bagagens ou até mesmo contactar os call centers da companhia.

A falha pode custar à companhia britânica cerca de 100 milhões de libras, ou seja, aproximadamente 115 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito simples a análise – o sistema devia impedir que isto ocorresse! Para dotar os sistemas com potencialidades que impeçam estas graves anomalias, não se pode estar à espera que elas aconteçam uma primeira vez. Há que realizar simulações para evitar que elas aconteçam ou para se criar planos B adequados se elas acontecerem mesmo assim.

  2. Esta noticia é quase de certeza falsa, eu não acredito que uma empresa desta dimensão fique assim por causa de falta de luz, se assim for, é mais fácil desligar a electricidade que colocar explosivos, arrangem uma desculpa melhor, ou melhor gestores.

    • Caro Nelson Trindade,
      O seu comentário é quase de certeza despropositado.
      Esta notícia foi dada pela generalidade dos órgãos de comunicação, e a British Airways não a desmentiu.
      Num mundo contaminado com notícias falsas maliciosamente fabricadas para distorcer a realidade, os jornalistas têm a responsabilidade de ter cuidado com as notícias o que escrevem.
      Tal como os leitores que as comentam.

      • Meu caro amigo sei que o Senhor não é ingénuo e sabe tão bem como eu hoje em dia os jornalistas não noticiam e investigam mas antes vendem notícias e não há noticia que se venda melhor que a desgraça, principalmente quando é causada por acidente por um David e afecta um Golias.Para o Golias também é muito bom porque tem desculpa para um erro. Por isso caro amigo hexistem milhares de órgãos informativos e cabe ao caro leitor pensar bem em qual acreditar. Não me parece que seja preciso grandes filosofias , pense apenas se e fiável pensar se uma empresa de milhões tinha este prejuízo simplesmente porque alguém desligar a electricidade. Não acredite em tudo que os jornalistas dizem e muito menos no que dizem as grandes empresas.

        • Caro Nelson, tem todo o direito de pensar por si e escolher aquilo em que acredita. A nossa objecção resume-se à “leveza” com que aponta a notícia como “de certeza falsa”.
          Mas permita-nos já agora, a propósito do tema, o seguinte comentário: a explicação de que uma empresa teve um problema que causou um prejuízo de 90 milhões porque um funcionário desligou a luz é tão surreal que só pode ser verdade.
          Antes de mais, porque o famoso princípio da Navalha de Occam nos diz que a explicação mais simples é normalmente a explicação certa.
          Mas principalmente porque, como disse um dia Napoleão Bonaparte, “não se deve atribuir à conspiração o que possa ser simplesmente explicado pela mera incompetência”.

          • Eu não falo em conspiração falo em logica, e como Napoleão também disse ” a primeira qualidade de um comandante é a cabeça fria. Não deve deixar se confundir quer por boas quer por más noticias. Isto é que dizer citações de Napoleão é fácil, tal como as noticias são muitas e para todos os gostos, eu, e talvez seja estranho na actualidade, prefiro pensar sobre elas.

RESPONDER

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …

Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão e Ricardo Serrão Santos. Costa e Marcelo reunidos para falar sobre novo governo

O primeiro-ministro indigitado está esta tarde reunido com o Presidente da República, na habitual reunião semanal, que foi antecipada e que servirá para António Costa entregar a composição do novo governo a Marcelo Rebelo de …

FMI. Portugal vai crescer acima da zona euro em 2019 e 2020

Com a revisão em alta de 0,2 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o FMI posiciona as suas previsões alinhadas com as do Governo, mas mantêm-se menos otimista para 2020 do …