Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

(dr) NOAA

Baleia-franca-do pacífico (Eubalaena japonica)

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica).

Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica).

De acordo com o Science Alert, ao contrário de muitos outros cetáceos, esta espécie costuma ser tímida relativamente aos conhecidos “cantos de baleia”. Por isso, quando esta equipa de cientistas recolheu alguns sons curiosos há alguns anos, no Mar de Bering, ficaram bastante entusiasmados.

“Em 2010, começámos a captar um estranho padrão de sons. Pensámos que se poderia tratar de uma baleia-franca-do-pacífico, mas não tínhamos confirmação visual. Então, começámos a rever os dados a longo prazo dos gravadores acústicos ancorados e ouvimos esses padrões de forma repetida”, explica a cientista do NOAA, Jessica Crance.

“Ouvimos os mesmos barulhos durante o verão de 2017, e conseguimos associar os cantos a baleias macho desta espécie. Agora podemos dizer com certeza que são baleias-francas-do-pacífico, algo bastante excitante porque nunca tinha sido ouvido nada semelhante noutra população destas baleias”, acrescenta.

Nesta população em particular, há provavelmente apenas 30 espécimes. A sua natureza lenta e a característica de flutuar depois de morrer faz desta espécie a baleia “certa” para a caça.

Com a hipótese de extinção a aparecer no horizonte, os investigadores estão de olho nesta população de baleias. E, curiosamente, pode ser este pequeno grupo que está a inspirar os machos a cantar em coro.

“Talvez a proporção masculina de 2:1 no Pacífico Norte tenha levado estes machos a cantar para atrair fêmeas. Mas se calhar nunca vamos poder testar isso ou saber com certeza”, afirma a investigadora.

A equipa planeia agora recuar ao longo dos anos dos dados acústicos recolhidos, para ver se conseguem detetar mudanças nos padrões que possam indicar como os cantos evoluíram. A investigação foi publicada, em junho, no Journal of the Acoustical Society of America.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …