Exército aceitou candidatos com nota negativa para sargentos

Miguel A. Lopes / Lusa

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca

Cerca de 10% dos candidatos ao curso de sargentos para o quadro permanente do ramo entrou com nota negativa. O motivo: falta de militares para preencher as vagas disponíveis.

A escassez de candidatos para preencher as vagas do atual curso de formação de sargentos do quadro permanente do Exército levou o ramo a alargar os critérios de admissão. Segundo o Diário de Notícias, cerca de 10% dos lugares foram ocupados por militares com nota negativa a Português e a Matemática.

O aviso do concurso nota que os ligares preenchidos por militares com nota inferior a 10 valores “destinam-se à constituição de uma reserva de recrutamento, com a finalidade de preencher as vagas não preenchidas pelos candidatos que cumpram com todas as condições previstas nas normas do concurso de admissão”.

Esta informação consta de um aviso publicado a 9 de agosto em Diário da República e permite comprovar que o Exército português baixou para nove valores a nota média nestas duas disciplinas, com nota mínima de sete valores em cada uma delas.

Ao jornal, a porta-voz do Exército explicou que a decisão foi tomada depois de “efetuadas as provas culturais, físicas, médicas, emocionais e linguísticas” e para “constituir uma reserva de recrutamento” – da qual entraram oito candidatos, adiantou a major Elisabete Silva.

O aviso de abertura para o 47.º concurso de sargentos dos QP foi lançado em abril, de forma condicionada ao parecer favorável das Finanças e com a definição do número de vagas a preencher.

O Governo aprovou a 1 de outubro a abertura de 70 vagas para essa categoria, mas há 72 alunos a ter aulas porque dois deles são repetentes do curso de 2017, explicou Elisabete Silva. A nota mínima de acesso a esse curso (o do ano passado) era de 10 valores, admitiu ainda a porta-voz do Exército.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …