O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo é um dos finalistas do prémio de melhor jogador da UEFA da época 2018/2019, em conjunto com o argentino Lionel Messi, como seria de esperar. O terceiro candidato é o defesa holandês Virgil van Dijk.
Van Dijk, que foi campeão europeu com o Liverpool, clube com que venceu também a Supertaça Europeia, é considerado um dos melhores defesas da actualidade. O central de 28 anos foi eleito Jogador do Ano em Inglaterra pela Associação de Futebolistas Profissionais.
“Ele é o exemplo perfeito do que deve ser um defesa: a sua alegria, a forma como lidera o grupo, a sua presença no relvado… e agora também os prémios que conquista – a Champions League foi fantástica”, referiu o seleccionador da Holanda, Ronald Koeman, sobre Van Dijk, considerando que “pode ser um exemplo para qualquer jogador que tem como objectivo ser o melhor”.
Messi e Ronaldo dispensam apresentações e as suas nomeações para o prémio não espantam ninguém, apesar de nenhum deles ter tido épocas extraordinárias na Liga dos Campeões da época passada.
De fora da lista final de três candidatos ficaram Alisson, Mané e Mohamed Salah do Liverpool.
Cristiano Ronaldo está também nomeado para o prémio de melhor avançado da Liga dos Campeões da temporada passada, competindo com o inevitável Messi e com Mané.
As designadas para o prémio de melhor Jogadora do Ano da UEFA são Lucy Bronze, Ada Hegerberg e Amandine Henry, todas futebolistas do Lyon de França.
Os vencedores das várias categorias de prémios serão anunciados a 29 de Agosto, no Mónaco, durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2019/2020, onde o Benfica será a única equipa portuguesa presente.
ZAP // Lusa