Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim.

O Canal 11 revolucionou a transmissão de futebol em Portugal, aumentando o número de jogos que passam na televisão e dando visibilidade a campeonatos mais “escondidos”. Fundado em agosto de 2019, transmite jogos do Campeonato de Portugal, da Liga Revelação, do campeonato feminino e de seleções jovens, entre outras provas, em Portugal e no estrangeiro.

Com o passar do tempo, alargou a sua cobertura ao futsal, a jogos da II Liga de futebol e, muito recentemente, transmitiu também andebol e passou a ter um programa dedicado aos Jogos Olímpicos.

No entanto, ao longo destes dois anos nem sempre a programação tem coincidido com o que realmente é transmitido, sobretudo no caso dos jogos em direto.

Logo na primeira época, 2019/20, sucederam-se os anúncios de transmissão de jogos da Liga Revelação, a uma determinada hora – mas o site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (que detém o Canal 11) anunciava o mesmo jogo para uma hora diferente, ou mesmo para um dia diferente.

Estas situações repetiram-se ao longo desta época, 2020/21. Por vezes, o Canal 11 tinha “razão”; noutras vezes, a suposta hora do jogo chegava e o jogo não estava a dar – aqui, era o portal da federação que apresentava a indicação correta.

Já neste ano, foi anunciado que, na manhã de 28 de Março, iria ser transmitido em direto o jogo da Liga Revelação entre Marítimo e Belenenses SAD. O encontro estava marcado para as 11h. Contudo, às 11h, o Canal 11 iniciou a transmissão em direto da partida entre Marítimo e…Famalicão, relativo à Liga BPI, o principal campeonato feminino de futebol. E, mesmo durante o jogo Marítimo-Famalicão, o próprio site do Canal 11 continuava a anunciar que estava a transmitir o Marítimo-Belenenses SAD.

Varzim avisado 5 minutos antes do jogo

Entre múltiplas informações contraditórias ou não concretizadas, o exemplo mais recente surgiu no domingo passado, em Varzim.

O Canal 11 anunciou que iria transmitir em direto o duelo entre as equipas femininas do Varzim e Vilaverdense, da segunda divisão, decisivo para a subida ao primeiro escalão.

Esse jogo iria começar às 16h de domingo e fazia parte da programação oficial no site do canal, pelo menos até sexta-feira passada. Mas no dia anterior, quinta-feira, o mesmo canal anunciou durante as suas transmissões que iria passar em direto o quarto jogo da final da liga de futsal entre Benfica e Sporting, que arrancaria às 17h30, também no domingo. Por isso, um dos jogos iria ficar fora da transmissão em direto.

O Benfica-Sporting foi transmitido em direto, o Varzim-Vilaverdense não. Passou em diferido no dia seguinte, segunda-feira.

O Varzim explicou que o aviso do Canal 11 só surgiu cinco minutos antes do início do jogo. Estava confirmado que a receção ao Vilaverdense iria passar em direto no canal da federação mas, a cinco minutos do arranque da partida, “a equipa do Canal 11 avisou que houve um reverso na decisão”.

No dia seguinte ao jogo Varzim-Vilaverdense, o ZAP contactou o Canal 11. A produção do canal indicou que esta sequência de falhas iria ser explicada mais tarde. Até agora, não recebemos qualquer explicação.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.