Canadá restringe contratação de trabalhadores estrangeiros temporários

John Bollwitt / Flickr

-

As empresas em locais com uma alta taxa de desemprego não vão poder utilizar o programa de trabalhadores estrangeiros temporários, anunciou este sábado o governo federal canadiano.

Estas proibições destinam-se a áreas com os salários baixos, como é o caso do ramo da hotelaria, serviços de restauração e comércio de retalho.

Não será permitido às empresas tentar contratar trabalhadores estrangeiros para atingir o limite agora imposto pelo governo. A medida não será aplicável a empresas com menos de dez trabalhadores, ou de curta duração, não renováveis.

As recandidaturas de contratos de trabalhadores estrangeiros temporários, que sucediam de dois em dois anos, vão passar a efetuar-se anualmente. A taxa da denominada avaliação de mercado do trabalho vai aumentar de 275 para mil dólares (678 euros).

“O nosso governo tem sido claro quanto aos canadianos terem prioridade nos empregos disponíveis. Estas reformas globais e equilibradas restabelecem o objectivo original do programa de trabalhadores estrangeiros temporários, como o último recurso para os empregadores quando não há canadianos qualificados para ocupar os postos de trabalhos disponíveis”, disse o ministro do Emprego, Jason Kenney.

O governante disse ainda que as alterações vão representar uma significativa redução do número de trabalhadores temporários estrangeiros no Canadá e melhorar a informação no mercado de trabalho, reforçando a aplicação de multas. “Sancionaremos severamente aqueles que infringirem as regras”, frisou.

O governo canadiano também anunciou que vai divulgar no primeiro trimestre de cada ano o nome dos trabalhadores estrangeiros com as candidaturas aprovadas, bem como o nome das empresas com autorização para os contratar.

A duração do tempo que um trabalhador estrangeiro temporário de baixo salário pode trabalhar no Canadá está a ser reduzida para um total acumulativo de quatro para dois anos.

O governo também anulou o congelamento de contratação de trabalhadores estrangeiros temporários no setor da restauração.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"De janelas abertas" e "de forma transparente". É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação "Juntos Somos Coimbra", venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, …

"Assim não ganham o campeonato". Gary Neville identifica problema no United

O antigo internacional inglês e agora comentador desportivo, Gary Neville, identificou um problema no Manchester United que, a continuar, vai fazer com que o clube não consiga ganhar o campeonato. Os red devils perderam o seu …

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

Cancela Moura demite-se da concelhia do PSD após derrota em Gaia

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM Cancela Moura à Câmara de Gaia, conquistada no domingo pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou a renúncia ao mandato na concelhia do PSD e vai propor eleições “para dar a …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …