Canadá restringe contratação de trabalhadores estrangeiros temporários

John Bollwitt / Flickr

-

As empresas em locais com uma alta taxa de desemprego não vão poder utilizar o programa de trabalhadores estrangeiros temporários, anunciou este sábado o governo federal canadiano.

Estas proibições destinam-se a áreas com os salários baixos, como é o caso do ramo da hotelaria, serviços de restauração e comércio de retalho.

Não será permitido às empresas tentar contratar trabalhadores estrangeiros para atingir o limite agora imposto pelo governo. A medida não será aplicável a empresas com menos de dez trabalhadores, ou de curta duração, não renováveis.

As recandidaturas de contratos de trabalhadores estrangeiros temporários, que sucediam de dois em dois anos, vão passar a efetuar-se anualmente. A taxa da denominada avaliação de mercado do trabalho vai aumentar de 275 para mil dólares (678 euros).

“O nosso governo tem sido claro quanto aos canadianos terem prioridade nos empregos disponíveis. Estas reformas globais e equilibradas restabelecem o objectivo original do programa de trabalhadores estrangeiros temporários, como o último recurso para os empregadores quando não há canadianos qualificados para ocupar os postos de trabalhos disponíveis”, disse o ministro do Emprego, Jason Kenney.

O governante disse ainda que as alterações vão representar uma significativa redução do número de trabalhadores temporários estrangeiros no Canadá e melhorar a informação no mercado de trabalho, reforçando a aplicação de multas. “Sancionaremos severamente aqueles que infringirem as regras”, frisou.

O governo canadiano também anunciou que vai divulgar no primeiro trimestre de cada ano o nome dos trabalhadores estrangeiros com as candidaturas aprovadas, bem como o nome das empresas com autorização para os contratar.

A duração do tempo que um trabalhador estrangeiro temporário de baixo salário pode trabalhar no Canadá está a ser reduzida para um total acumulativo de quatro para dois anos.

O governo também anulou o congelamento de contratação de trabalhadores estrangeiros temporários no setor da restauração.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.