No Canadá, os médicos já receitam passeios ao ar livre

Os médicos do Canadá já prescrevem passeios ao ar livre. A agência que administra os parques naturais do país aliou-se aos profissionais de saúde que podem, agora, oferecer passes anuais aos seus pacientes.

A agência responsável por administrar os 38 parques nacionais do Canadá e dez reservas de parques nacionais, a Parks Canada, promoveu o Programa Nacional de Prescrição Natural (PaRx) para permite que os médicos forneçam passes anuais gratuitos aos seus pacientes.

Um passe anual para um adulto custa cerca de 49 euros. Com esta iniciativa, alguns médicos vão agora poder prescrevê-los gratuitamente.

“Trata-se de quebrar essas barreiras de acesso à natureza”, explicou Melissa Lem, diretora do PaRx, à Global News. “Existe já muita investigação que mostra que o tempo na natureza pode melhorar todos os tipos de diferentes condições de saúde física e mental, desde diabetes e doenças cardíacas até tensão e depressão.”

Cada vez mais médicos têm vindo a reconhecer o poder da natureza para a nossa saúde física e mental. O programa tem já mais de mil profissionais de saúde registados e o objetivo é que seja nacional até ao final do ano.

Esta iniciativa canadiana é inspirada num movimento de base nos Estados Unidos, há mais de uma década, que começou a espalhar-se por outros países. “Estamos orgulhosos de ser o primeiro programa nacional de prescrição natural baseado em provas do Canadá”, lê-se no site do programa.

Desde que foi lançado oficialmente, em 2020, o PaRx ganhou o Prémio de Inovação Joule da Associação Médica do Canadá e foi destacado pelo relatório COP26 da Organização das Nações Unidas para a Saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.