/

Canadá estuda BI sem indicação de género

JustinTrudeau / Twitter

Justin Trudeau na marcha do orgulho LGBT de Toronto

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou que o Governo quer introduzir a opção de ter um género neutro nos cartões de identificação.

Este domingo, Justin Trudeau fez história ao juntar-se a dezenas de milhares de pessoas na parada do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros) de Toronto, tornando-se o primeiro chefe de Governo em exercício no país a participar do evento.

O chefe do Governo, que caminhou com uma bandeira do Canadá com as cores do arco-íris, anunciou que o Executivo está a estudar a hipótese de os documentos de identificação terem como opção o género neutro – género X -, para além de masculino e feminino.

Em declarações à televisão CP24, Justin Trudeau avançou que o Governo está a estudar a jurisdição existente, acrescentando que a mudança no cartão é apenas uma das alterações que está a ser preparada.

“Isto faz parte do grande arco da história a caminhar para a justiça”, declarou o primeiro-ministro canadiano.

Caso a medida avance, o Canadá junta-se a países como a Austrália, o Nepal e a Nova Zelândia a incluir o género neutro nos cartões de identificação.

Trudeau desvalorizou a importância de marcar presença na Pride Toronto enquanto primeiro-ministro, frisando que há vários anos que faz questão de se juntar à marcha em defesa dos direitos da comunidade LGBT.

As ideias liberais do primeiro-ministro canadiano incluem o direito ao aborto e a legalização da venda e consumo de marijuana – que entrará em vigor no próximo ano.

O primeiro-ministro aplaudiu ainda a moderação das restrições impostas a homossexuais para dar sangue, o que agora é permitido no Canadá se tiverem passado um ano em abstinência, quando anteriormente tinham de estar cinco anos.

Em junho, o Parlamento canadiano aprovou a alteração da letra do hino nacional, invocando a necessidade de salvaguardar a igualdade de género. O excerto da letra “em todos vossos filhos comanda” foi substituído por “em todos nós comanda.”

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.