Cientistas criam camisola que gera eletricidade a partir do suor e do movimento

Uma equipa de nanoengenheiros da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma camisola que armazena energia do corpo humano para alimentar pequenos aparelhos eletrónicos.

A camisola inteligente gera eletricidade através do suor e do movimento. Chamada pelos investigadores de “microrrede vestível”, a peça de roupa incorpora células de biocombustível movidas pelo suor, geradores triboelétricos ativados pelo movimento e supercondensadores para armazenar a eletricidade gerada.

De acordo com o EurekAlert, todas as peças são impressas no tecido, incluindo o circuito de prata à prova de água que as interliga. O material é flexível, elástico, dobrável e lavável.

Na zona do peito e no interior da camisola encontram-se as células de biocombustível com enzimas que desencadeiam uma troca de eletrões entre o lactato e as moléculas de oxigénio presentes no suor humano. O processo produz uma corrente elétrica contínua de baixa tensão, que é alimentada no condensador para armazenamento.

Por sua vez, os geradores triboelétricos consistem, cada um, em duas peças de material: uma peça com carga negativa na parte interna do antebraço e uma peça com carga positiva na lateral do torso. Quando os braços balançam (ao correr, por exemplo), as peças esfregam uma na outra e geram pulsos de eletricidade de alta voltagem.

O New Atlas escreve que, nos testes, um participante vestiu a camisola enquanto corria ou usava uma bicicleta ergométrica durante 10 minutos, seguidos de um descanso de 20 minutos. Na sessão de 30 minutos, a camisola foi capaz de alimentar um relógio de pulso LCD ou um pequeno display eletrocrómico.

Esta camisola, na versão atual, pode ser muito útil para os atletas alimentarem os seus dispositivos eletrónicos, nomeadamente os sensores de monitorização de desempenho. O artigo científico com os resultados foi publicado a 9 de março na Nature Communications.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ventura parece ter uma destas mas que gera “estupidez” em vez de electricidade. Dizem que é muito eficaz no dito cujo.

RESPONDER

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …