/

Dezenas de câmaras e túneis secretos descobertos no palácio onde nasceu Churchill

Uma equipa de arqueólogos inspecionou várias câmaras que permaneceram inundadas durante mais de 250 anos no palácio de Blenheim, no Reino Unido. Este palácio britânico é a residência dos duques de Marlborough e o local onde nasceu o antigo-primeiro-ministro Winston Churchill.

As salas agora descobertas, sem janelas e encharcadas desde 1756, estão repletas de túneis secretos, barcos afundados e grafitis e podem ter sido habitadas no início do século XVIII, de acordo com o relato dos média britânicos.

Os 33 cómodos foram construídos dentro de uma ponte com 120 metros de comprimento, erguida pelo arquiteto John Vanbrugh em 1708. Cerca de 60 anos depois, os espaços foram submersos no fundo de um lago construído à sua volta.

Depois de drenar pela primeira vez toda água, extraindo 400.000 toneladas de lodo e lama, os especialistas conseguiram entrar nestas câmaras ocultas que fazem parte do palácio de Blenheim, considerando pela UNESCO como património mundial.

“Ao longo dos anos, as pessoas passaram por algumas partes da ponte para realizar procedimentos de manutenção e inspeção (…) Mas, muitos dos quartos, especialmente os inferiores, não foram vistos desde que foram inundados. Até agora!”, disse um porta-voz do palácio britânico.

E acrescentou: “É cavernoso lá dentro. Quando vemos coisas como barcos afundados, é como se o tempo tivesse parado”, considerou.

“Não sabemos para que foram construídos os túneis agora encontrados, nem para onde nos levam, uma vez que estão bloqueados depois de 30 metros. Os túneis têm 1,5 metro de altura, o que sugere que não foram projetados para pessoas. Ainda não conseguimos identificar os nomes inscritos nas paredes, mas supõem-se que pertençam a operário antigos do palácio”, concluiu o porta-voz citado pelo Daily Mail.

O Palácio de Blenheim foi construído no início do século XVIII para celebrar a vitória da Grã-Bretanha sobre os franceses na Guerra da Sucessão Espanhola (1702-1714).

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.