Encontradas câmaras “ao contrário” em túmulo neolítico. Eram túneis para os mortos viajarem para o Além

Uma investigadora descobriu que as câmaras dentro do túmulo neolítico Maeshowe foram construídas “de cabeça para baixo” para que os mortos pudessem entrar na vida após a morte.

Maeshowe é um túmulo neolítico construído por volta de 2.800 a.C nas Ilhas Orkney, na Escócia e consiste num grande monte com mais de sete metros de altura por 35 metros de diâmetro que envolve um complexo de passagens e câmaras.

O túmulo faz parte do conhecido Coração Neolítico, é Património da Humanidade e o seu interior fascinou arqueólogos. Considerado um verdadeiro feito da engenharia da época, possui um corredor de quase 11 metros no seu interior que leva a um túmulo central que é iluminado no solstício de inverno.

A investigadora Jay van der Reijden, da Universidade das Terras Altas e Ilhas, estudou a geometria, forma e desenho das câmaras mortuárias laterais da estrutura neolítica.

Agora, uma nova investigação revelou que foram construídas “ao contrário” da principal, invertendo o projeto arquitetónico como se estivessem dentro do submundo e tivessem sido criados como um túnel para as almas ou espíritos dos mortos viajarem para a vida após a morte.

“A interpretação é que as câmaras laterais são construídas para ficarem dentro do submundo e as paredes da câmara principal atuam como membranas, separando esta vida da próxima. O material das paredes internas é concebido para representar fisicamente o submundo”, disse Reijden, em comunicado.

De acordo com a especialista, os habitantes de Orkney no período Neolítico percebiam o Além como uma projeção invertida do aqui e agora.

“Estou muito feliz que a minha investigação, ao estudar a ordem em que as pedras foram colocadas durante a construção, tenha revelado novos resultados e, portanto, seja capaz de dar uma contribuição real para o campo da arqueologia”, disse Reijden.

“O icónico Maeshowe continua a revelar os seus segredos através de um estudo cuidadoso e ponderado”, disse Nick Card, diretor de escavações de Ness de Brodgar. “Este estudo oferece novas formas de abordar e compreender a construção e utilização não só deste monumento, mas também tem implicações mais amplas para a investigação dos monumentos neolíticos de pedra e da sociedade que os construiu”.

Este estudo foi publicado na revista científica Archaeological Review.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …