Encontradas câmaras “ao contrário” em túmulo neolítico. Eram túneis para os mortos viajarem para o Além

Uma investigadora descobriu que as câmaras dentro do túmulo neolítico Maeshowe foram construídas “de cabeça para baixo” para que os mortos pudessem entrar na vida após a morte.

Maeshowe é um túmulo neolítico construído por volta de 2.800 a.C nas Ilhas Orkney, na Escócia e consiste num grande monte com mais de sete metros de altura por 35 metros de diâmetro que envolve um complexo de passagens e câmaras.

O túmulo faz parte do conhecido Coração Neolítico, é Património da Humanidade e o seu interior fascinou arqueólogos. Considerado um verdadeiro feito da engenharia da época, possui um corredor de quase 11 metros no seu interior que leva a um túmulo central que é iluminado no solstício de inverno.

A investigadora Jay van der Reijden, da Universidade das Terras Altas e Ilhas, estudou a geometria, forma e desenho das câmaras mortuárias laterais da estrutura neolítica.

Agora, uma nova investigação revelou que foram construídas “ao contrário” da principal, invertendo o projeto arquitetónico como se estivessem dentro do submundo e tivessem sido criados como um túnel para as almas ou espíritos dos mortos viajarem para a vida após a morte.

“A interpretação é que as câmaras laterais são construídas para ficarem dentro do submundo e as paredes da câmara principal atuam como membranas, separando esta vida da próxima. O material das paredes internas é concebido para representar fisicamente o submundo”, disse Reijden, em comunicado.

De acordo com a especialista, os habitantes de Orkney no período Neolítico percebiam o Além como uma projeção invertida do aqui e agora.

“Estou muito feliz que a minha investigação, ao estudar a ordem em que as pedras foram colocadas durante a construção, tenha revelado novos resultados e, portanto, seja capaz de dar uma contribuição real para o campo da arqueologia”, disse Reijden.

“O icónico Maeshowe continua a revelar os seus segredos através de um estudo cuidadoso e ponderado”, disse Nick Card, diretor de escavações de Ness de Brodgar. “Este estudo oferece novas formas de abordar e compreender a construção e utilização não só deste monumento, mas também tem implicações mais amplas para a investigação dos monumentos neolíticos de pedra e da sociedade que os construiu”.

Este estudo foi publicado na revista científica Archaeological Review.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …