Câmaras dos carros da Polícia vão multar estacionamento abusivo automaticamente

5

Equipamentos vão registar matrículas e passar multas automaticamente e novos radares móveis vão controlar a velocidade na cidade do Porto.

Os carros da Polícia Municipal do Porto vão passar a ter câmaras dedicadas à deteção de ocorrências de estacionamento ilegal de forma automática.

As câmaras vão fazer o reconhecimento dos veículos estacionados ilegalmente, registar a matrícula e emitir a multa automaticamente, sem intervenção humana.

Inicialmente, será lançado um concurso público para proceder à compra dos equipamentos, avança o JN. Só depois é que as câmaras vão ser instaladas nos tejadilhos dos carros policiais, em princípio já a partir de 2024.

Radares móveis a partir de outubro

Além da instalação de câmaras de deteção de estacionamento ilegal, a Polícia Municipal portuense também vai contar, a partir de outubro, com dois radares móveis.

Estes equipamentos serão utilizados alternadamente nas ruas da cidade do Porto onde for registada maior velocidade de circulação.

Enquanto um dos radares móveis será usado em tripé, outro vai beneficiar de uma pistola de medição de velocidade nas ruas mais estreitas da cidade.

Aumento do número de carros rebocados

A introdução das medidas é motivada pelo número crescente de ilegalidades no estacionamento e desrespeito pelos limites de velocidade.

Só este ano, já foram rebocados mais de 10 mil carros — mais de metade do número registado em todo o ano passado — por causa de estacionamento abusivo. 3011 carros foram bloqueados.

Em 2022, a Polícia Municipal do Porto registou 15 420 remoções de veículos e 4176 bloqueamentos.

ZAP //

5 Comments

  1. Como não se atua nas causas atua-se nas consequencias…

    1.º deveria-se ter meios de transporte adequados às necessidades das pessosas e não existem. logo a solução é usar carro próprio nas deslocações.
    Depois é necessário resolver os problemas do estacionamento. continua a permitir-se construir prédios sem qualquer lugar de estacionamento ou garagem… depois o municipio não tem lugares de estacionamento em n.º suficiente para moradores quanto mais para trabalhadores que se deslocam de outros concelhos?
    Por ultimo se os valores cobrados por estacionar fossem razoáveis… agora pagar cerca de 15€ por um dia de estacionamento é completamente absordo…

  2. Para qdo o teste de sobriedade aos parlamentares???!!!
    Eles fazem estas leis para os outros, mas são consumidores normais de alcool e drogas… mas têm imunidade, pois!!!
    Qual o português que tb não quereria ter imunidade???!!!
    Eles governam ou desgovernam o País, mas o Povo só paga…
    Eu apanhei 3 anos de pena suspensa por admitir ter trazido uns charros do Porto para fumar com amigos meus em Viseu, a mesma pena apanhhou o cromo que me acusou, que foi apanhado em flagrante a vender xamon num centro comercial…
    Que leis são estas???
    Que anedota de País é este???

  3. É exatamente isso o que disse. E indo além, considerem o aumento da frota municipal residente e flutuante para corroborar na escassez de vagas para estacionamento; e a evolução da potência e qualidade de desempenho dos veículos versus a involuçäo dos limites de velocidade para circulação nas vias urbanas e rurais, evidenciando a necessidade urgente de revisão e planejamento adequado da infra-estrutura viária, de trânsito e de transportes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.