Astrónomos usam câmara de telescópio espacial para fotografar um brócolo

Cientistas do Departamento de Energia do Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC), nos Estados Unidos, desenvolveram a maior câmara digital do mundo e tiraram uma fotografia a um brócolo. A câmara será utilizada no telescópio do observatório espacial Rubin, no Chile.

Um grupo de cientistas e engenheiros do Departamento de Energia do Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC), nos Estados Unidos, desenvolveu uma potente câmara de alta resolução. Dentro de meses, a tecnologia irá ser integrada num Observatório no Chile, que será inaugurado em 2022.

Ainda assim, avança o Futurism, a câmara já foi posta à prova. O aparelho conta com 189 detetores que lhe dão uma resolução de 3.200 megapíxeis – a maior já registada numa única fotografia. A primeira imagem registada por esta poderosa câmara foi um brócolo.

Os cientistas escolheram um brócolo do tipo Romanesco para ser o contemplado da primeira fotografia captada por este equipamento, devido à estrutura fractal do vegetal.

A textura detalhada do brócolo permitiu avaliar a definição dos sensores da câmara. No entanto, esta foi apenas a primeira imagem de uma longa fase de testes, cujo objetivo é ajustar o plano focal da câmara para depois ser integrada, nos próximos meses, no Observatório do Chile.

Brócolo

Os cientistas querem que a câmara seja capaz de capturar grandes áreas do céu. Por isso, a tecnologia conta com quase quatro metros de lentes frontais até à parte traseira e mede quase um metro e meio de diâmetro. O dispositivo contém também, no seu interior, equipamentos para arrefecer os sensores para uma temperatura de -60º.

O plano focal possui 3.200 megapíxeiss, sendo que cada um desses píxeis, além de serem muito pequenos (com cerca de 10 micrometros de largura), são bastante amplos, variando em apenas um décimo da largura de um cabelo humano, com 60 centímetros de largura. Em comparação, o plano focal é 17 vezes maior do que o plano de uma câmara comum.

A pandemia afetou o desenvolvimento da câmara, mas os cientistas esperam conseguir instalá-la no telescópio até ao outono de 2022. Ainda assim, o prazo para que a tecnologia fique pronta é 2021.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • A “couve romanesca” (nome popular) é um brócolo. O seu nome científico é: Brassica oleracea var. botrytis
      É apenas uma variedade da mesma espécie a que pertencem também a couve-flor, o brócolis, a couve, o repolho e a couve-de-bruxelas.

      Couve Romanesca Brócolo
      Reino: Plantae Reino: Plantae
      Divisão: Magnoliophyta Divisão: Magnoliophyta
      Classe: Magnoliopsida Classe: Magnoliopsida
      Ordem: Capparales Ordem: Brassicales
      Família: Brassicaceae Família: Brassicaceae
      Gênero: Brassica Género: Brassica
      Espécie: B. oleracea Espécie: B. oleracea

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo pediu e Ferro esteve atento. Esquerda prefere um novo OE e Presidente tem um dilema em mãos

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para ir acompanhando e informando o chefe de Estado sobre a situação no Parlamento, face a um eventual chumbo do OE2022. …

Com novo Orçamento pendurado, Portugal pode ficar meio ano em duodécimos

António Costa diz que não se demite, nem com o chumbo do Orçamento, e admitiu governar o país em duodécimos até junho. Face a um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), avizinha-se um …

O óvulo humano é 10 milhões de vezes maior que o espermatozoide. Agora, já sabemos porquê

A evolução levou a que a maioria das espécies deixassem de ser isogâmicas — com gametas semelhantes entre os dois sexos — e passassem a ser heterogâmicas, o que ajuda a explicar a diferença nos …

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Senadores aprovam relatório e pedem o indiciamento de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou o relatório final, esta terça-feira, e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente. Por sete …

PM sudanês deposto levado para casa após ter sido detido em "golpe de Estado"

Países pertencentes ao Conselho de Segurança da ONU não conseguem chegar a um consenso relativamente à condenação do golpe, já que alguns, como a Rússia, não o reconhecem. O primeiro-ministro sudanês deposto, Abdallah Hamdok, foi levado …

Marcelo defende que "a força das democracias está nos moderados" e pede convergências

Chefe de Estado quer evitar cenários como os vividos no final da I Guerra Mundial e após a Gripe Espanhola, onde, entende, se quis viver em pouco tempo e de forma eufórica o que se …

Um tubo de lava incandescente de um vulcão submarino

A maior erupção subaquática já registada deu à luz um enorme vulcão

Em 2018, a maior erupção subaquática alguma vez registada deu à luz um "bebé" gigante: um enorme vulcão do tamanho de um arranha-céus. Os cientistas descobriram um vulcão de 820 metros de altura no Oceano Índico …

Encontrados sinais do primeiro planeta fora da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos acredita ter encontrado provas da existência de um planeta em Messier 51, o primeiro fora da Via Láctea. O telescópio Chandra X-Ray, da NASA, descobriu indícios do novo planeta na galáxia Messier …

Delphi é uma Inteligência Artificial que dá conselhos éticos — mas mostrou ser racista

Delphi é uma Inteligência Artificial que responde a utilizadores, ajudando a resolver dilemas éticos. No entanto, em algumas respostas mostrou ser racista e machista. A vida é um jogo de decisões, em que nem sempre sabemos …

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …