Câmara de Almada paga 200 mil euros por ano por quinta que nunca usou

(dr) Gil Brandão / Diário da Região

O ex-presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas

A Câmara Municipal de Almada está a pagar 200 mil euros por ano pelo arrendamento de uma quinta que nunca utilizou. O caso é denunciado pela actual presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, que questiona o anterior executivo com suspeitas de “gestão danosa”.

O jornal Público dá conta do caso, reportando que Inês de Medeiros (PS) tentou, sem sucesso, anular o contrato no início deste ano. O município já gastou 300 mil euros com o arrendamento deste imóvel, a Quinta dos Espadeiros, que pertence a particulares e que nunca foi utilizado pela autarquia.

A presidente da Câmara de Almada suspeita, assim, de “gestão danosa” e vai enviar o contrato de arrendamento para o Ministério Público, nota o Público. O vereador do PSD na autarquia, Nuno Matias, confirma ao jornal que o contrato de arrendamento, celebrado em 2016, não foi aprovado em reunião de câmara.

“É um negócio com contornos pouco claros, que não foi aprovado em reunião de câmara e que não percebemos porque foi feito, se a autarquia nem utilizou o espaço”, destaca Nuno Matias.

O anterior autarca, Joaquim Judas (CDU), que foi o responsável pela assinatura do contrato de arrendamento, explica a decisão com o interesse municipal no imóvel.

“Trata-se de um espaço de vários hectares, de grande qualidade paisagística, considerado um dos melhores jardins de Portugal, com óptimas acessibilidades à Ponte 25 de Abril, ao Centro-Sul e outras direcções do concelho, com ligação directa à auto-estrada, e situado numa zona de grande afluência de público, onde está o Fórum Almada, e com continuidade com o Parque da Paz”, destaca o ex-autarca comunista citado pelo Público.

Joaquim Judas acrescenta que o objectivo da Câmara com o arrendamento do espaço era acolher no local o espólio do artista Rogério Ribeiro, como “alternativa transitória” à demorada criação do Museu de Arte Contemporânea, obra orçada em 6 milhões de euros.

O imóvel deveria ainda acolher a Bienal de Escultura de Almada, sustenta Judas, salientando que o contrato de arrendamento inclui uma “opção de compra em que o valor pago de rendas será descontado no preço de compra”.

O Público nota que “a quinta está avaliada em 9,5 milhões de euros“.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Estes governantes de esquerda (CDU + PCP) são óptimos a gerir o dinheiro dos outros e a contornar a lei quando à interesses de proveito próprio ou partidário…

    Vamos ver o que dizem agora os lideres partidários desses partidos sobre a situação…

    • Só os comunas? “Esqueceu-se” do PPD,CDS e o do PS e de todos que estão como dito a senta na A.R.? como se os restantes fossem flor que se cheire.

      • António José não esta a questão não são o PSD nem o CDS é o seu partido comunista que está em causa não queira branquear a verdade está em casa o dinheiro dos munícipes onde eu moro á que desmascarar.

        • Não diga disparates conhece me de algum lado para dizer que sou comunista? Ou para si todos os que não pensem iguala a si são comunistas? Nem sou comunista nem sou filiado nem simpatizante de qualquer partido que tem o C.U na A.R. mas voto sempre não fico em casa embora não tenha representante na A.R., se o senhor tem é lá consigo é assunto que não me interessa nada cada um é o que quiser ser seja de que partido for, e eu não sou dos que apodam as pessoas sem saber se são ou não partidários, também morei fui criado no concelho de Almada,Passe bem

  2. Há que acabar com esse roubo imediatamente!!
    Mas, não deixa de ser curioso que “rendas” (PPP’s, etc) semelhantes (e outras bem piores) nas autarquias do PS e PSD um pouco por todo o país, não sejam tão criticadas, porque não tem o peso negativo de serem “comunistas”…
    Há que fazer uma auditoria a todos os “alugueres” das autarquias, pois de certeza que facilmente se poupará uns bons milhões ao erário publico!…

  3. É para isso que essa câmara comunista teve sempre as taxas mais altas para o IMI. As câmaras comunistas são especialistas em sacar dinheiro aos pobres.

    • Vá mas é perguntar ao executivo da Camarário do PS-PSD o porquê de, à primeira hipotese, decidirem não baixar o IMI como vinham fazendos os executivos CDU desde há anos.

      • Pois! O executivo comunista teve taxas de 0,39 para pagamento em 2014, enquanto Oeiras tinha 0,34. Os comunas de Almada tiveram em 2015 0,38. Em 2016 0,37 e em 2017, 0,36. Enquanto Oeiras teve sempre 0,34. Queriam agora baixar? Pudera mamaram aqueles anos todos!!

  4. Há só quem veja a árvore! Lamento…. quando for provado a verdade dos factos cá estamos para ver se os ânimos se alteram de novo Sra. Presidente!!?

  5. ahhhhh.. agora que a cma nao financia os jornalistas para nao darem noticias negativas das atividades da autodenominada autarquia de abril.(.ehehehehehe) eis que podemos começar a perceber a gestao de 40 anos dos comunistas na zona. para quando saber o custo do elevador que a rainha sousa gastou para se elevara à quinta da cerca com seus amigalhaços marxistas!!!.. para quando saber o porque de inviabilizaçao de projetos de desenvlvimento regional e social,por interesses mais que obsuros dos mafiosos marxistas que dominavam a camara…..

RESPONDER

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …