Câmara de Lisboa suspeita de favorecimento ao Grupo Espírito Santo

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara de Lisboa está a ser acusada de ter beneficiado o Grupo Espírito Santo (GES) no âmbito de projectos imobiliários nas imediações do Parque das Nações. As suspeitas levam até alguns deputados a falarem dos responsáveis do GES como “felizes contemplados”.

O caso é divulgado pelo jornal Público que reporta que está em causa “um plano de pormenor que, alegadamente, beneficia o GES, em prejuízo de outras empresas e do próprio município”.

Este Plano de Pormenor da Matinha (PPM) foi inicialmente elaborado pelo vereador Manuel Salgado, “primo direito de Ricardo Salgado“, o ex-presidente do BES, em 2004, após lhe ter sido encomendado pela Gesfimo – Espírito Santo Irmãos SA., conforme sublinha o Público.

Nessa altura, Manuel Salgado ainda não era vereador e estava ligado ao atelier Risco que elaborou o tal Plano de Pormenor para a Gesfimo. Quando António Costa o convidou para o executivo municipal, em 2007, foi o filho de Manuel Salgado, Tomás Salgado, quem ficou à frente do Atelier e do PPM.

Este Plano de Pormenor, incluindo tudo o que poderia ser construído na zona abrangida, foi votado em Assembleia Municipal e aprovado com os votos favoráveis do PS e dos seus aliados Cidadãos por Lisboa (CPL), com a oposição e/ou a abstenção da oposição. Manuel Salgado não teve intervenção directa na votação.

Mas, na Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal, o contrato entre a autarquia e a Gesfimo está a ser alvo de suspeitas, conforme relata o Público, frisando que “já se ouvem deputados do PSD e dos CPL a dizer que o acordo “favorece claramente”” o GES, ““em detrimento de outros proprietários e dos interesses da cidade””.

A Gesfimo, que faz parte do universo da falida Rioforte, que pertence ao GES, é responsável pela gestão do Fundo Fimes Oriente, também criado pelo mesmo GES e detentor da maior parte dos terrenos abrangidos pelo PPM.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um ja esta preso e o seu sucessor e ex-presidente da C.M.Lisboa para la caminha se a justica continuar a funcionar…estes “maozinhas” ditos socialistas continuam convencidos que este feudo (Portugal) e uma especie de Comporta em relacao ao grupo BES. Continuem a enganar os “tugas” que eles gostam…

  2. A continuar assim o PS vai ter maioria absoluta.
    Os portugueses gostam desta gente. Sem valores, hipócritas, corruptos etc…

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …