Câmara de Lisboa suspeita de favorecimento ao Grupo Espírito Santo

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara de Lisboa está a ser acusada de ter beneficiado o Grupo Espírito Santo (GES) no âmbito de projectos imobiliários nas imediações do Parque das Nações. As suspeitas levam até alguns deputados a falarem dos responsáveis do GES como “felizes contemplados”.

O caso é divulgado pelo jornal Público que reporta que está em causa “um plano de pormenor que, alegadamente, beneficia o GES, em prejuízo de outras empresas e do próprio município”.

Este Plano de Pormenor da Matinha (PPM) foi inicialmente elaborado pelo vereador Manuel Salgado, “primo direito de Ricardo Salgado“, o ex-presidente do BES, em 2004, após lhe ter sido encomendado pela Gesfimo – Espírito Santo Irmãos SA., conforme sublinha o Público.

Nessa altura, Manuel Salgado ainda não era vereador e estava ligado ao atelier Risco que elaborou o tal Plano de Pormenor para a Gesfimo. Quando António Costa o convidou para o executivo municipal, em 2007, foi o filho de Manuel Salgado, Tomás Salgado, quem ficou à frente do Atelier e do PPM.

Este Plano de Pormenor, incluindo tudo o que poderia ser construído na zona abrangida, foi votado em Assembleia Municipal e aprovado com os votos favoráveis do PS e dos seus aliados Cidadãos por Lisboa (CPL), com a oposição e/ou a abstenção da oposição. Manuel Salgado não teve intervenção directa na votação.

Mas, na Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal, o contrato entre a autarquia e a Gesfimo está a ser alvo de suspeitas, conforme relata o Público, frisando que “já se ouvem deputados do PSD e dos CPL a dizer que o acordo “favorece claramente”” o GES, ““em detrimento de outros proprietários e dos interesses da cidade””.

A Gesfimo, que faz parte do universo da falida Rioforte, que pertence ao GES, é responsável pela gestão do Fundo Fimes Oriente, também criado pelo mesmo GES e detentor da maior parte dos terrenos abrangidos pelo PPM.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um ja esta preso e o seu sucessor e ex-presidente da C.M.Lisboa para la caminha se a justica continuar a funcionar…estes “maozinhas” ditos socialistas continuam convencidos que este feudo (Portugal) e uma especie de Comporta em relacao ao grupo BES. Continuem a enganar os “tugas” que eles gostam…

  2. A continuar assim o PS vai ter maioria absoluta.
    Os portugueses gostam desta gente. Sem valores, hipócritas, corruptos etc…

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …