Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

CorreiaPM / Wikimedia

Praia do Abano, Portugal

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano.

A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida pelo o então presidente António Capucho e pelo vice-presidente atual Carlos Carreiras.

O pagamento da coima por contra-ordenação ambiental levantada pelo ICNF, o Instituto de Conservação da natureza e Florestas, só terá sido feito depois do município ter interposto um recurso, que acabou por perder.

O acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, para além do pagamento da coima aplicada, também obrigava o município a retirar o acesso, restituindo-lhe o seu acesso natural. Mas apenas há alguns dias — cinco anos depois do acórdão — é que a demolição começou.

“O acesso, em cimento, tinha sido colocado ilegalmente, sem autorização do ICNF, tendo este movido um processo contra-ordenacional, que culminou na coima”, confirmou uma fonte do Instituto ao jornal digital Cascais24.

A mesma fonte explica que o objetivo foi preservar o Parque Natural Sintra-Cascais, no qual se insere a praia do Abano.

Já o segundo acórdão do Tribunal da Relação tece críticas aos responsáveis municipais, pois com esta conduta “o município de Cascais destruiu alguns exemplares das espécies florísticas”, além de danos na paisagem costeira.

A praia do Abano está com uso suspenso desde 2017. A suspensão foi confirmada este ano, a 30 de maio, segundo um comunicado da APA, a Agência Portuguesa do Ambiente.

Contudo, esta suspensão não está referida em nenhuma das páginas oficiais da Câmara Municipal e do Turismo de Cascais, no qual continua a figurar como praia de uso balnear, vigiada e com posto médico/ de socorros.

No local não existem indicações, apenas uma placa no restaurante “Abano” a informar que a praia não é vigiada.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …