Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

CorreiaPM / Wikimedia

Praia do Abano, Portugal

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano.

A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida pelo o então presidente António Capucho e pelo vice-presidente atual Carlos Carreiras.

O pagamento da coima por contra-ordenação ambiental levantada pelo ICNF, o Instituto de Conservação da natureza e Florestas, só terá sido feito depois do município ter interposto um recurso, que acabou por perder.

O acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, para além do pagamento da coima aplicada, também obrigava o município a retirar o acesso, restituindo-lhe o seu acesso natural. Mas apenas há alguns dias — cinco anos depois do acórdão — é que a demolição começou.

“O acesso, em cimento, tinha sido colocado ilegalmente, sem autorização do ICNF, tendo este movido um processo contra-ordenacional, que culminou na coima”, confirmou uma fonte do Instituto ao jornal digital Cascais24.

A mesma fonte explica que o objetivo foi preservar o Parque Natural Sintra-Cascais, no qual se insere a praia do Abano.

Já o segundo acórdão do Tribunal da Relação tece críticas aos responsáveis municipais, pois com esta conduta “o município de Cascais destruiu alguns exemplares das espécies florísticas”, além de danos na paisagem costeira.

A praia do Abano está com uso suspenso desde 2017. A suspensão foi confirmada este ano, a 30 de maio, segundo um comunicado da APA, a Agência Portuguesa do Ambiente.

Contudo, esta suspensão não está referida em nenhuma das páginas oficiais da Câmara Municipal e do Turismo de Cascais, no qual continua a figurar como praia de uso balnear, vigiada e com posto médico/ de socorros.

No local não existem indicações, apenas uma placa no restaurante “Abano” a informar que a praia não é vigiada.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …