Quantas calorias se queimam quando não se faz nada? Uma fórmula matemática dá a resposta

Uma fórmula que leva em conta o peso, a idade e a altura consegue estimar a quantidade mínima de calorias que cada um de nós precisa para viver, o que ajuda nos cálculos para a perda de peso.

É uma questão importante para quem está de olho na balança. Afinal, de quantas calorias precisamos e quantas queimamos enquanto não fazemos nada? Uma fórmula matemática publicada em 1990 na Revista Americana de Nutrição Clínica – The American Journal of Clinical Nutrition – tem a resposta.

A caloria é uma medida de energia desactualizada, dado que hoje em dia a medida oficial é o joule. No entanto, continua a ser muito utilizada quando se trata da medição da quantidade adequada de calorias que deve ser ingerida quando se quer perder ou ganhar peso. A fórmula é esta:

O m equivale ao peso em quilos, o h corresponde à altura em centímetros e o a à idade em anos. Já o s varia de acordo com o género (+5 para os homens e -161 para as mulheres). Consegue-se assim a fórmula Mifflin–St. Jeor, que mostra a taxa metabólica basal em quilocalorias por dia e a quantidade de energia de que o nossos corpos precisam.

Apesar de a fórmula ser um bom guião, o valor conseguido não é exacto visto que o metabolismo varia de pessoa para pessoa e não tem apenas em conta o peso, a altura e a idade. Poucos são aqueles que não fazem qualquer tipo de actividade física e que precisam de comer apenas para manter as funções corporais básicas.

À excepção de pessoas acamadas, o valor calculado pela fórmula não é equivalente à verdadeira quantidade de energia necessária.

Mesmo assim, é útil ter uma ideia da quantidade calórica que se precisa de ingerir caso se queira emagrecer, já que para perder peso é apenas preciso queimar mais calorias do que as que se consomem. Muitas dietas sugeridas costumam ter pouco efeito e outras, como a fórmula “menos 500”, que foi desenvolvida por nutricionistas.

Esta dieta sugere que se multiplique o nosso peso por 30 e que tire 500, sendo o resultado da conta a quantidade de calorias que se pode consumir por dia. A fórmula resulta para a perda de peso, já que 30 vezes o peso corporal é uma estimativa simples da taxa metabólica basal.

No entanto, de acordo com a Scientific American, “esta “fórmula engenhosa” desenvolvida por “especialistas” limita-se a ser o que toda a gente já sabe: se quiser perder peso, tem de comer menos e fazer mais exercício”.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …