Primavera? Portugal superou 31 graus na sexta-feira

ZAP

Distritos de Viana do Castelo e Braga com números invulgares para o dia 22 de Março. Mas cuidado com as praias.

A Primavera começou no dia 20 de Março – e não no dia 21, como anunciou Marcelo Rebelo de Sousa – mas há portugueses que já se sentem no Verão. Sobretudo a litoral do país.

Para hoje, sábado, prevêem-se temperaturas de 30 graus em Leiria, 28 em Setúbal e Braga. Com todo o território acima dos 20 graus como temperatura máxima, nas capitais de distrito.

Já ontem, sexta-feira, registaram-se temperaturas para início da Primavera que são habituais… no Verão.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera partilhou uma lista de cinco locais onde a temperatura rondou ou superou os 30 graus. Todos nos distritos Viana do Castelo ou Braga.

Ponte de Lima atingiu uns invulgares 31.5 graus nesta sexta-feira. Braga chegou aos 30.8 graus, Monção aos 30.4 e ainda 29.9 graus para Guimarães e Cabeceiras de Basto.

Tudo às 16 horas do dia 22… de Março, recordemos.

Já se previa que houvesse locais com este calor – embora ir para a praia seja perigoso, por causa da agitação marítima.

E também já começa a deixar de ser surpresa ver estes valores: ainda o mês passado, Fevereiro, foi o Fevereiro mais quente dos últimos 93 anos em Portugal.

Além das temperaturas altas e da pouca nebulosidade (no geral) para este fim-de-semana, prevê-se um céu novamente muito poluído por poeiras provenientes de África.

A chuva volta já amanhã, domingo, sobretudo no Sul; na segunda-feira a chuva espalha-se para quase todo o país – tal como o frio.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.