Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia.

Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi construído com materiais ultra leves, e tem cerca de metade da largura de um carro de passageiros, porém é apenas destinado ao uso em pequenos bairros.

A licença emitida pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia permite que os veículos autónomos da Nuro possam circular na via pública em San Mateo e Santa Clara, onde a empresa já testou os seus veículos – primeiro com um motorista de apoio, depois de forma totalmente autónoma.

O transporte foi feito para circular como um carro normal, mas a licença limita o serviço a áreas designadas em cidades como East Palo Alto, Mountain View, Sunnyvale e Woodside. Estes veículos também só serão permitidos em ruas onde o limite de velocidade é de 50 km / h ou menos. Porém, esta não será uma condicionante uma vez que os veículos não são capazes de exceder os 40 km / h.

O R2 tem mais espaço de carga do que o R1 original, conjuntos de sensores atualizados para uma viagem mais segura, controlo de temperatura para manter os alimentos frescos e o dobro do tamanho da bateria. O transporte tem ainda um painel de monitorização de choques no lugar do para-brisa e câmaras e sensores no sítio onde habitualmente se encontram os espelhos laterais, detalha o New Atlas.

A empresa pode agora “cobrar uma taxa e receber uma compensação pelo seu serviço de entrega sem motorista”. Num post no seu blog, o Diretor Jurídico e de Políticas da empresa, David Estrada, confirmou que a notícia da primeira implantação com um parceiro estabelecido será anunciada em breve.

“Após anos de trabalho árduo para cumprir a promessa dos veículos automatizados, esperamos que 2021 seja importante para a Nuro e para o mundo”, diz o comunicado da Ike, parceira da Nuro. A empresa acrescenta ainda que está “entusiasmada em iniciar este próximo capítulo e ajudar a cumprir uma missão partilhada”.

Ana Isabel Moura Ana Moura //

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …