Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia.

Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi construído com materiais ultra leves, e tem cerca de metade da largura de um carro de passageiros, porém é apenas destinado ao uso em pequenos bairros.

A licença emitida pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia permite que os veículos autónomos da Nuro possam circular na via pública em San Mateo e Santa Clara, onde a empresa já testou os seus veículos – primeiro com um motorista de apoio, depois de forma totalmente autónoma.

O transporte foi feito para circular como um carro normal, mas a licença limita o serviço a áreas designadas em cidades como East Palo Alto, Mountain View, Sunnyvale e Woodside. Estes veículos também só serão permitidos em ruas onde o limite de velocidade é de 50 km / h ou menos. Porém, esta não será uma condicionante uma vez que os veículos não são capazes de exceder os 40 km / h.

O R2 tem mais espaço de carga do que o R1 original, conjuntos de sensores atualizados para uma viagem mais segura, controlo de temperatura para manter os alimentos frescos e o dobro do tamanho da bateria. O transporte tem ainda um painel de monitorização de choques no lugar do para-brisa e câmaras e sensores no sítio onde habitualmente se encontram os espelhos laterais, detalha o New Atlas.

A empresa pode agora “cobrar uma taxa e receber uma compensação pelo seu serviço de entrega sem motorista”. Num post no seu blog, o Diretor Jurídico e de Políticas da empresa, David Estrada, confirmou que a notícia da primeira implantação com um parceiro estabelecido será anunciada em breve.

“Após anos de trabalho árduo para cumprir a promessa dos veículos automatizados, esperamos que 2021 seja importante para a Nuro e para o mundo”, diz o comunicado da Ike, parceira da Nuro. A empresa acrescenta ainda que está “entusiasmada em iniciar este próximo capítulo e ajudar a cumprir uma missão partilhada”.

Ana Moura //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …