Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia.

Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi construído com materiais ultra leves, e tem cerca de metade da largura de um carro de passageiros, porém é apenas destinado ao uso em pequenos bairros.

A licença emitida pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia permite que os veículos autónomos da Nuro possam circular na via pública em San Mateo e Santa Clara, onde a empresa já testou os seus veículos – primeiro com um motorista de apoio, depois de forma totalmente autónoma.

O transporte foi feito para circular como um carro normal, mas a licença limita o serviço a áreas designadas em cidades como East Palo Alto, Mountain View, Sunnyvale e Woodside. Estes veículos também só serão permitidos em ruas onde o limite de velocidade é de 50 km / h ou menos. Porém, esta não será uma condicionante uma vez que os veículos não são capazes de exceder os 40 km / h.

O R2 tem mais espaço de carga do que o R1 original, conjuntos de sensores atualizados para uma viagem mais segura, controlo de temperatura para manter os alimentos frescos e o dobro do tamanho da bateria. O transporte tem ainda um painel de monitorização de choques no lugar do para-brisa e câmaras e sensores no sítio onde habitualmente se encontram os espelhos laterais, detalha o New Atlas.

A empresa pode agora “cobrar uma taxa e receber uma compensação pelo seu serviço de entrega sem motorista”. Num post no seu blog, o Diretor Jurídico e de Políticas da empresa, David Estrada, confirmou que a notícia da primeira implantação com um parceiro estabelecido será anunciada em breve.

“Após anos de trabalho árduo para cumprir a promessa dos veículos automatizados, esperamos que 2021 seja importante para a Nuro e para o mundo”, diz o comunicado da Ike, parceira da Nuro. A empresa acrescenta ainda que está “entusiasmada em iniciar este próximo capítulo e ajudar a cumprir uma missão partilhada”.

  Ana Moura //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …