//

Califórnia vai ter os primeiros veículos de entrega totalmente autónomos

Quase três anos depois de ter revelado o seu veículo de entrega autónomo, a startup Nuro teve finalmente luz verde para iniciar as operações comerciais na Califórnia.

Embora seja um veículo totalmente autónomo, o R2 foi construído com materiais ultra leves, e tem cerca de metade da largura de um carro de passageiros, porém é apenas destinado ao uso em pequenos bairros.

A licença emitida pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia permite que os veículos autónomos da Nuro possam circular na via pública em San Mateo e Santa Clara, onde a empresa já testou os seus veículos – primeiro com um motorista de apoio, depois de forma totalmente autónoma.

O transporte foi feito para circular como um carro normal, mas a licença limita o serviço a áreas designadas em cidades como East Palo Alto, Mountain View, Sunnyvale e Woodside. Estes veículos também só serão permitidos em ruas onde o limite de velocidade é de 50 km / h ou menos. Porém, esta não será uma condicionante uma vez que os veículos não são capazes de exceder os 40 km / h.

O R2 tem mais espaço de carga do que o R1 original, conjuntos de sensores atualizados para uma viagem mais segura, controlo de temperatura para manter os alimentos frescos e o dobro do tamanho da bateria. O transporte tem ainda um painel de monitorização de choques no lugar do para-brisa e câmaras e sensores no sítio onde habitualmente se encontram os espelhos laterais, detalha o New Atlas.

A empresa pode agora “cobrar uma taxa e receber uma compensação pelo seu serviço de entrega sem motorista”. Num post no seu blog, o Diretor Jurídico e de Políticas da empresa, David Estrada, confirmou que a notícia da primeira implantação com um parceiro estabelecido será anunciada em breve.

“Após anos de trabalho árduo para cumprir a promessa dos veículos automatizados, esperamos que 2021 seja importante para a Nuro e para o mundo”, diz o comunicado da Ike, parceira da Nuro. A empresa acrescenta ainda que está “entusiasmada em iniciar este próximo capítulo e ajudar a cumprir uma missão partilhada”.

Ana Moura //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.