Caixas de McDonald’s dos EUA têm químico banido. Provoca anomalias genitais em bebés

2

Os ftalatos são proibidos pelo governo dos EUA desde 2022 por serem perigosos, mas estavam presentes em embalagens de Filet-O-Fish em Nova Iorque.

Embalagens de Filet-O-Fish (hambúrguer de peixe que já existiu nos McDonald’s portugueses) de um McDonald’s americano continham produtos químicos não autorizados para uso em contacto com alimentos pelo FDA (Administração de Comida e Droga) dos EUA desde 2022, de acordo com os resultados de testes partilhados com a Vice.

Testes de laboratório encomendados pelo grupo de campanha contra a cadeia, Fuck McDonald’s, e conduzido por Symbio Laboratories em San Diego, detetou pelo menos seis ftalatos presentes numa caixa de Filet-O-Fish usada e vazia de um McDonald’s de Nova Iorque. Estudos demonstraram que este tipo de químicos pode migrar das embalagens para os alimentos.

Numa investigação de 2022, investigadores descobriram provas de uma associação de ftalatos com problemas de desenvolvimento neurológico, menor qualidade do sémen e risco de asma infantil, e provas moderadas a robustas de defeitos genitais congénitos nos rapazes.

Um relatório de 2018 da Academia Americana de Pediatria também afirmou que certos ftalatos utilizados em embalagens de alimentos podem contribuir para doenças cardiovasculares.

Existem 23 ftalatos proibidos pela FDA, e os descobertos nas embalagens do hambúrguer de peixe no McDonald’s americanos foram associados a um risco acrescido de desenvolvimento reprodutivo masculino deficiente.

Como explica a Vice, o Filet-O-Fish tem sido um elemento básico do menu da McDonald’s desde 1965, tendo o USA Today sugerido em 2023 que a cadeia vende atualmente cerca de 300 milhões destas sanduíches por ano.

A Fuck McDonald’s brinca: “Prepare as suas papilas gustativas e os seus testículos para o novo e suculento Filet-O-Dicklet da McDonald’s, a nossa sanduíche mais inovadora de sempre, que está quimicamente provada que encolhe os pénis“.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.