Cafeína e Xanax. Sacos com sangue doado estão cheios de drogas

Afinal, o sangue dos doadores pode não ser tão puro como se pensava. Cientistas estudaram 18 lotes de sangue e descobriram cafeína em todas as amostras, além de vestígios de remédios para tosse e medicamentos para a ansiedade.

A análise foi feita como parte de um estudo sobre a forma como os suplementos alimentares botânicos e outras drogas podem interagir no corpo, usando espectrometria de massa para identificar a composição química das moléculas nas amostras de sangue.

Os cientistas propuseram-se a identificar os efeitos adversos que os suplementos alimentares podem ter quando se misturam com prescrições existentes. A equipa também descobriu que o estilo de vida causa mudanças que ficam nas amostras quando doamos fluidos corporais.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram publicados este mês na revista científica Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, gostamos tanto de café, chá, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas que a cafeína está literalmente a correr nas nossas veias.

Porém, isto não é tão problemático como parece. “Do ponto de vista da contaminação, a cafeína não é uma grande preocupação para os pacientes”, disse Luying Chen, farmacologista da Oregon State University, em comunicado. “Mas os outros medicamentos podem ser um problema para os pacientes, além de representar um problema para aqueles como nós que fazem este tipo de pesquisa, porque é difícil obter amostras de sangue limpas”.

Além da cafeína, que apareceu em todas as amostras, 13 das amostras mostraram a presença de alprazolam, o medicamento para a ansiedade vendido sob o nome Xanax. Enquanto isso, oito das amostras tinham traços do medicamento sem prescrição médica para tosse, dextrometorfano.

O número de amostras neste caso não era muito grande, portanto não é uma prova abrangente de que a cafeína se esteja a proliferar através de sacos de sangue doado em todo o mundo. Porém, coloca uma questão interessante sobre o que exatamente pode estar presente no sangue doado.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Isso é na America do capitaliamo selvagem onde a “doação” de sangue é feita por empresas privadas manhosas e é paga!
    Há gente para quem isso é o ganha pão e portanto, vale tudo!…

    • LOL.
      Resposta tão idiota e enviezada. Aqui , por acaso é diferente? Aqui fzem-te um pequeno questionário e pouco mais. Se quiseres mentir vai tudo.

      • Idiota e completamente apalermado é o teu comentário!!
        E nem sequer sabes ler…
        Não sei como é por aí, mas em Portugal a recolha não é feita por empresas privadas manhosas e muito menos é paga!!
        Se não percebes a diferença ainda és mais lerdo…

        • O facto de ser feito por empresas e ser pago não altera em nada o que o David Santos disse. A diferença relevante entre Portugal e os EUA, é que nos EUA fazem-se estes estudos e estas coisas sabem-se. Quem não sabe é como quem não vê.

          E já agora, não é em todos os Estados que a recolha de sangue é paga e feita por empresas. E também não esquecer que há na Europa falta de sangue e compra-se sangue aos EUA. Será que este tipo de exames é feito quando o sangue chega à Europa?

  2. Perdoem a minha ignorância mas se quanto à cafeína diz o estudo que não faz mal, se os tais outros componentes, como o Xanax e derivados e o xarope p/a tosse são VESTÍGIOS, fará assim TANTO MAL?! Se a pessoa precisa da transfusão de sangue, não será pior não a receber, do que ter lá os tais vestígios?! Enfim…

  3. Importa divulgar que a quantidade de cafeína no corpo humano (naturalmente difiunundida por todos tecidos, é eliminada em 50% de 2 em 2 horas*. Portanto se o dador tiver respeitado um período de 8 horas de jejum no que respeita a café, coca-cola ou outras bebidas “energéticas”, ao fim desse tempo terá uma concentração de cafeína de 1/8 da inicial, perfeitamente tolerável para efeitos de transfusão, e ao fim de 10 horas essa concentração será só de 1/16avos da inicial.
    *chama-se a este período “tempo de semi-vida”.
    Mas com os “ansiolíticos” (como o referido alprazolam) é muito diferente (para pior…)!
    O alprazolam tem uma semi-vida de 12 horas, isto só ao fim desse tempo é que o organismo conseguiu eliminar 50% e ao fim de 24 horas o consumidor aida tem 25%! Se tomar um comprimido de 24/24 horas vai aumentando sempre o grau de intoxicação!
    Resta acrescentar que o efeito da intoxicação por estas drogas é tão nocivo e perigoso para a condução como o álcool!
    Há legislação internacional e nacional para regulamentar estes riscos que é ignorada ou negligenciada descaradamente!

  4. Drogas farmacêuticas, na água, no ar, nos alimentos, nos esgotos, na chuva e também claro está no sangue.
    Portugal no bom caminho da extinção.

RESPONDER

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …