Cafeína e Xanax. Sacos com sangue doado estão cheios de drogas

Afinal, o sangue dos doadores pode não ser tão puro como se pensava. Cientistas estudaram 18 lotes de sangue e descobriram cafeína em todas as amostras, além de vestígios de remédios para tosse e medicamentos para a ansiedade.

A análise foi feita como parte de um estudo sobre a forma como os suplementos alimentares botânicos e outras drogas podem interagir no corpo, usando espectrometria de massa para identificar a composição química das moléculas nas amostras de sangue.

Os cientistas propuseram-se a identificar os efeitos adversos que os suplementos alimentares podem ter quando se misturam com prescrições existentes. A equipa também descobriu que o estilo de vida causa mudanças que ficam nas amostras quando doamos fluidos corporais.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram publicados este mês na revista científica Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, gostamos tanto de café, chá, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas que a cafeína está literalmente a correr nas nossas veias.

Porém, isto não é tão problemático como parece. “Do ponto de vista da contaminação, a cafeína não é uma grande preocupação para os pacientes”, disse Luying Chen, farmacologista da Oregon State University, em comunicado. “Mas os outros medicamentos podem ser um problema para os pacientes, além de representar um problema para aqueles como nós que fazem este tipo de pesquisa, porque é difícil obter amostras de sangue limpas”.

Além da cafeína, que apareceu em todas as amostras, 13 das amostras mostraram a presença de alprazolam, o medicamento para a ansiedade vendido sob o nome Xanax. Enquanto isso, oito das amostras tinham traços do medicamento sem prescrição médica para tosse, dextrometorfano.

O número de amostras neste caso não era muito grande, portanto não é uma prova abrangente de que a cafeína se esteja a proliferar através de sacos de sangue doado em todo o mundo. Porém, coloca uma questão interessante sobre o que exatamente pode estar presente no sangue doado.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Isso é na America do capitaliamo selvagem onde a “doação” de sangue é feita por empresas privadas manhosas e é paga!
    Há gente para quem isso é o ganha pão e portanto, vale tudo!…

    • LOL.
      Resposta tão idiota e enviezada. Aqui , por acaso é diferente? Aqui fzem-te um pequeno questionário e pouco mais. Se quiseres mentir vai tudo.

      • Idiota e completamente apalermado é o teu comentário!!
        E nem sequer sabes ler…
        Não sei como é por aí, mas em Portugal a recolha não é feita por empresas privadas manhosas e muito menos é paga!!
        Se não percebes a diferença ainda és mais lerdo…

        • O facto de ser feito por empresas e ser pago não altera em nada o que o David Santos disse. A diferença relevante entre Portugal e os EUA, é que nos EUA fazem-se estes estudos e estas coisas sabem-se. Quem não sabe é como quem não vê.

          E já agora, não é em todos os Estados que a recolha de sangue é paga e feita por empresas. E também não esquecer que há na Europa falta de sangue e compra-se sangue aos EUA. Será que este tipo de exames é feito quando o sangue chega à Europa?

  2. Perdoem a minha ignorância mas se quanto à cafeína diz o estudo que não faz mal, se os tais outros componentes, como o Xanax e derivados e o xarope p/a tosse são VESTÍGIOS, fará assim TANTO MAL?! Se a pessoa precisa da transfusão de sangue, não será pior não a receber, do que ter lá os tais vestígios?! Enfim…

  3. Importa divulgar que a quantidade de cafeína no corpo humano (naturalmente difiunundida por todos tecidos, é eliminada em 50% de 2 em 2 horas*. Portanto se o dador tiver respeitado um período de 8 horas de jejum no que respeita a café, coca-cola ou outras bebidas “energéticas”, ao fim desse tempo terá uma concentração de cafeína de 1/8 da inicial, perfeitamente tolerável para efeitos de transfusão, e ao fim de 10 horas essa concentração será só de 1/16avos da inicial.
    *chama-se a este período “tempo de semi-vida”.
    Mas com os “ansiolíticos” (como o referido alprazolam) é muito diferente (para pior…)!
    O alprazolam tem uma semi-vida de 12 horas, isto só ao fim desse tempo é que o organismo conseguiu eliminar 50% e ao fim de 24 horas o consumidor aida tem 25%! Se tomar um comprimido de 24/24 horas vai aumentando sempre o grau de intoxicação!
    Resta acrescentar que o efeito da intoxicação por estas drogas é tão nocivo e perigoso para a condução como o álcool!
    Há legislação internacional e nacional para regulamentar estes riscos que é ignorada ou negligenciada descaradamente!

  4. Drogas farmacêuticas, na água, no ar, nos alimentos, nos esgotos, na chuva e também claro está no sangue.
    Portugal no bom caminho da extinção.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …