Cafeína e Xanax. Sacos com sangue doado estão cheios de drogas

Afinal, o sangue dos doadores pode não ser tão puro como se pensava. Cientistas estudaram 18 lotes de sangue e descobriram cafeína em todas as amostras, além de vestígios de remédios para tosse e medicamentos para a ansiedade.

A análise foi feita como parte de um estudo sobre a forma como os suplementos alimentares botânicos e outras drogas podem interagir no corpo, usando espectrometria de massa para identificar a composição química das moléculas nas amostras de sangue.

Os cientistas propuseram-se a identificar os efeitos adversos que os suplementos alimentares podem ter quando se misturam com prescrições existentes. A equipa também descobriu que o estilo de vida causa mudanças que ficam nas amostras quando doamos fluidos corporais.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram publicados este mês na revista científica Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, gostamos tanto de café, chá, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas que a cafeína está literalmente a correr nas nossas veias.

Porém, isto não é tão problemático como parece. “Do ponto de vista da contaminação, a cafeína não é uma grande preocupação para os pacientes”, disse Luying Chen, farmacologista da Oregon State University, em comunicado. “Mas os outros medicamentos podem ser um problema para os pacientes, além de representar um problema para aqueles como nós que fazem este tipo de pesquisa, porque é difícil obter amostras de sangue limpas”.

Além da cafeína, que apareceu em todas as amostras, 13 das amostras mostraram a presença de alprazolam, o medicamento para a ansiedade vendido sob o nome Xanax. Enquanto isso, oito das amostras tinham traços do medicamento sem prescrição médica para tosse, dextrometorfano.

O número de amostras neste caso não era muito grande, portanto não é uma prova abrangente de que a cafeína se esteja a proliferar através de sacos de sangue doado em todo o mundo. Porém, coloca uma questão interessante sobre o que exatamente pode estar presente no sangue doado.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Isso é na America do capitaliamo selvagem onde a “doação” de sangue é feita por empresas privadas manhosas e é paga!
    Há gente para quem isso é o ganha pão e portanto, vale tudo!…

    • LOL.
      Resposta tão idiota e enviezada. Aqui , por acaso é diferente? Aqui fzem-te um pequeno questionário e pouco mais. Se quiseres mentir vai tudo.

      • Idiota e completamente apalermado é o teu comentário!!
        E nem sequer sabes ler…
        Não sei como é por aí, mas em Portugal a recolha não é feita por empresas privadas manhosas e muito menos é paga!!
        Se não percebes a diferença ainda és mais lerdo…

        • O facto de ser feito por empresas e ser pago não altera em nada o que o David Santos disse. A diferença relevante entre Portugal e os EUA, é que nos EUA fazem-se estes estudos e estas coisas sabem-se. Quem não sabe é como quem não vê.

          E já agora, não é em todos os Estados que a recolha de sangue é paga e feita por empresas. E também não esquecer que há na Europa falta de sangue e compra-se sangue aos EUA. Será que este tipo de exames é feito quando o sangue chega à Europa?

  2. Perdoem a minha ignorância mas se quanto à cafeína diz o estudo que não faz mal, se os tais outros componentes, como o Xanax e derivados e o xarope p/a tosse são VESTÍGIOS, fará assim TANTO MAL?! Se a pessoa precisa da transfusão de sangue, não será pior não a receber, do que ter lá os tais vestígios?! Enfim…

  3. Importa divulgar que a quantidade de cafeína no corpo humano (naturalmente difiunundida por todos tecidos, é eliminada em 50% de 2 em 2 horas*. Portanto se o dador tiver respeitado um período de 8 horas de jejum no que respeita a café, coca-cola ou outras bebidas “energéticas”, ao fim desse tempo terá uma concentração de cafeína de 1/8 da inicial, perfeitamente tolerável para efeitos de transfusão, e ao fim de 10 horas essa concentração será só de 1/16avos da inicial.
    *chama-se a este período “tempo de semi-vida”.
    Mas com os “ansiolíticos” (como o referido alprazolam) é muito diferente (para pior…)!
    O alprazolam tem uma semi-vida de 12 horas, isto só ao fim desse tempo é que o organismo conseguiu eliminar 50% e ao fim de 24 horas o consumidor aida tem 25%! Se tomar um comprimido de 24/24 horas vai aumentando sempre o grau de intoxicação!
    Resta acrescentar que o efeito da intoxicação por estas drogas é tão nocivo e perigoso para a condução como o álcool!
    Há legislação internacional e nacional para regulamentar estes riscos que é ignorada ou negligenciada descaradamente!

  4. Drogas farmacêuticas, na água, no ar, nos alimentos, nos esgotos, na chuva e também claro está no sangue.
    Portugal no bom caminho da extinção.

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …