Duas chávenas de café por dia curaram criança com doença rara

Médicos franceses conseguiram provar que duas chávenas de café por dia ajudaram a tratar um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que fazia com que tivesse movimentos anormais e descontrolados.

De acordo com a AFP, o caso aconteceu em França com um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que não tinha tratamento. O menor sofria de uma disquinesia relacionada com o gene ADCY5, cujos sintomas se manifestavam em movimentos anormais e descontrolados.

Segundo Emmanuel Flamand-Roze, neurologista no hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, transtorno fazia com que “os braços, as pernas e o rosto começassem a mover-se de forma exacerbada” e o paciente não podia, por isso, “andar de bicicleta nem regressar a casa a pé, dado que podia ter uma crise a qualquer momento”.

Os médicos decidiram então utilizar o café como forma de tratamento, tendo em conta que outros pacientes tinham já assegurado que a bebida “dava resultado contra estes movimentos”. Quando o jovem começou a tomar duas chávenas de café por dia, os sintomas desapareceram quase por completo.

Além disso, o efeito curativo da bebida foi comprovada quando, a certa altura, os pais compraram por engano um café descafeinado, fazendo com que os movimentos anormais voltassem. Ao emendar o erro, os sintomas voltaram a desaparecer.

Na verdade, os progenitores conseguiram realizar aquilo que cientificamente se chama de “estudo duplo-cego”, que permite comparar a eficácia de um medicamento com um placebo sem que nem o paciente nem o responsável pelo tratamento saiba qual dos dois está a ser administrado.

O caso foi apresentado num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Annals of Internal Medicine, e, do ponto de vista científico, este resultado explica-se pelo facto de o café reduzir a atividade excessiva da ADCY5, proteína muito presente numa região profunda do cérebro que controla os movimentos.

Por isso, os médicos aconselham a bebida aos pacientes que sejam diagnosticados com esta doença, “mesmo quando se trata de um bebé”, destaca Flamand-Roze.

ZAP // RT / Newsweek

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …

Israel vai (outra vez) a votos e Netanyahu enfrenta novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta um novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira e não tem desperdiçado oportunidades para atrair eleitores. As questões de segurança …

Hugo Soares na campanha, "para que o resultado do PSD possa ser o melhor possível"

O deputado e ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares manifestou-se disponível para fazer campanha pelo partido "sempre que for convidado", como aconteceu este sábado, em Pombal, a convite da cabeça-de-lista por Leiria Margarida Balseiro Lopes. O …

Portimonense 2-3 Porto | Susto resolvido nos descontos

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta …

Astrónomos viram "bolhas" gigantes no buraco negro da Via Láctea

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um dos maiores fenómenos já observados no centro da Via Láctea: duas "bolhas" gigantes, emissoras de ondas de rádio, acima e abaixo da região central da nossa galáxia. Segundo o …

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …