Duas chávenas de café por dia curaram criança com doença rara

Médicos franceses conseguiram provar que duas chávenas de café por dia ajudaram a tratar um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que fazia com que tivesse movimentos anormais e descontrolados.

De acordo com a AFP, o caso aconteceu em França com um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que não tinha tratamento. O menor sofria de uma disquinesia relacionada com o gene ADCY5, cujos sintomas se manifestavam em movimentos anormais e descontrolados.

Segundo Emmanuel Flamand-Roze, neurologista no hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, transtorno fazia com que “os braços, as pernas e o rosto começassem a mover-se de forma exacerbada” e o paciente não podia, por isso, “andar de bicicleta nem regressar a casa a pé, dado que podia ter uma crise a qualquer momento”.

Os médicos decidiram então utilizar o café como forma de tratamento, tendo em conta que outros pacientes tinham já assegurado que a bebida “dava resultado contra estes movimentos”. Quando o jovem começou a tomar duas chávenas de café por dia, os sintomas desapareceram quase por completo.

Além disso, o efeito curativo da bebida foi comprovada quando, a certa altura, os pais compraram por engano um café descafeinado, fazendo com que os movimentos anormais voltassem. Ao emendar o erro, os sintomas voltaram a desaparecer.

Na verdade, os progenitores conseguiram realizar aquilo que cientificamente se chama de “estudo duplo-cego”, que permite comparar a eficácia de um medicamento com um placebo sem que nem o paciente nem o responsável pelo tratamento saiba qual dos dois está a ser administrado.

O caso foi apresentado num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Annals of Internal Medicine, e, do ponto de vista científico, este resultado explica-se pelo facto de o café reduzir a atividade excessiva da ADCY5, proteína muito presente numa região profunda do cérebro que controla os movimentos.

Por isso, os médicos aconselham a bebida aos pacientes que sejam diagnosticados com esta doença, “mesmo quando se trata de um bebé”, destaca Flamand-Roze.

ZAP // RT / Newsweek

PARTILHAR

RESPONDER

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …