Duas chávenas de café por dia curaram criança com doença rara

Médicos franceses conseguiram provar que duas chávenas de café por dia ajudaram a tratar um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que fazia com que tivesse movimentos anormais e descontrolados.

De acordo com a AFP, o caso aconteceu em França com um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que não tinha tratamento. O menor sofria de uma disquinesia relacionada com o gene ADCY5, cujos sintomas se manifestavam em movimentos anormais e descontrolados.

Segundo Emmanuel Flamand-Roze, neurologista no hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, transtorno fazia com que “os braços, as pernas e o rosto começassem a mover-se de forma exacerbada” e o paciente não podia, por isso, “andar de bicicleta nem regressar a casa a pé, dado que podia ter uma crise a qualquer momento”.

Os médicos decidiram então utilizar o café como forma de tratamento, tendo em conta que outros pacientes tinham já assegurado que a bebida “dava resultado contra estes movimentos”. Quando o jovem começou a tomar duas chávenas de café por dia, os sintomas desapareceram quase por completo.

Além disso, o efeito curativo da bebida foi comprovada quando, a certa altura, os pais compraram por engano um café descafeinado, fazendo com que os movimentos anormais voltassem. Ao emendar o erro, os sintomas voltaram a desaparecer.

Na verdade, os progenitores conseguiram realizar aquilo que cientificamente se chama de “estudo duplo-cego”, que permite comparar a eficácia de um medicamento com um placebo sem que nem o paciente nem o responsável pelo tratamento saiba qual dos dois está a ser administrado.

O caso foi apresentado num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Annals of Internal Medicine, e, do ponto de vista científico, este resultado explica-se pelo facto de o café reduzir a atividade excessiva da ADCY5, proteína muito presente numa região profunda do cérebro que controla os movimentos.

Por isso, os médicos aconselham a bebida aos pacientes que sejam diagnosticados com esta doença, “mesmo quando se trata de um bebé”, destaca Flamand-Roze.

ZAP // RT / Newsweek

PARTILHAR

RESPONDER

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …

TAP já prepara conversão em capital do empréstimo de 1,2 mil milhões

A TAP agendou para 03 de setembro uma assembleia-geral extraordinária para "deliberar sobre o aumento de capital condicionado da sociedade em espécie de 15 milhões de euros até 1,2 mil milhões, realizado por uma ou …