Duas chávenas de café por dia curaram criança com doença rara

Médicos franceses conseguiram provar que duas chávenas de café por dia ajudaram a tratar um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que fazia com que tivesse movimentos anormais e descontrolados.

De acordo com a AFP, o caso aconteceu em França com um rapaz de 11 anos, diagnosticado com uma doença rara que não tinha tratamento. O menor sofria de uma disquinesia relacionada com o gene ADCY5, cujos sintomas se manifestavam em movimentos anormais e descontrolados.

Segundo Emmanuel Flamand-Roze, neurologista no hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, transtorno fazia com que “os braços, as pernas e o rosto começassem a mover-se de forma exacerbada” e o paciente não podia, por isso, “andar de bicicleta nem regressar a casa a pé, dado que podia ter uma crise a qualquer momento”.

Os médicos decidiram então utilizar o café como forma de tratamento, tendo em conta que outros pacientes tinham já assegurado que a bebida “dava resultado contra estes movimentos”. Quando o jovem começou a tomar duas chávenas de café por dia, os sintomas desapareceram quase por completo.

Além disso, o efeito curativo da bebida foi comprovada quando, a certa altura, os pais compraram por engano um café descafeinado, fazendo com que os movimentos anormais voltassem. Ao emendar o erro, os sintomas voltaram a desaparecer.

Na verdade, os progenitores conseguiram realizar aquilo que cientificamente se chama de “estudo duplo-cego”, que permite comparar a eficácia de um medicamento com um placebo sem que nem o paciente nem o responsável pelo tratamento saiba qual dos dois está a ser administrado.

O caso foi apresentado num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Annals of Internal Medicine, e, do ponto de vista científico, este resultado explica-se pelo facto de o café reduzir a atividade excessiva da ADCY5, proteína muito presente numa região profunda do cérebro que controla os movimentos.

Por isso, os médicos aconselham a bebida aos pacientes que sejam diagnosticados com esta doença, “mesmo quando se trata de um bebé”, destaca Flamand-Roze.

ZAP // RT / Newsweek

PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …