Bebe café com leite? A sua bebida tem um benefício surpreendente

Encha bem a sua chávena. Uma bebida de café com leite tem benefícios anti-inflamatórios anteriormente desconhecidos.

São diversas as variações de café com leite. Do galão ao abatanado, há quem não dispense este néctar no seu dia-a-dia, seja para dar energia para um dia de trabalho ou para relaxar depois dele. Saiba, por isso, que há um benefício anteriormente desconhecido para os amantes destas bebidas.

Investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, sugerem que uma chávena de café com leite tem um efeito anti-inflamatório. Isto acontece porque uma combinação de proteínas e antioxidantes duplica as propriedades anti-inflamatórias nas células do sistema imunitário.

Os autores do novo estudo procuraram perceber como é que os polifenóis interagem com os aminoácidos, que são os bloco de construção das proteínas. Antioxidantes conhecidos como polifenóis são conhecidos por serem saudáveis, pois ajudam a reduzir o stresse oxidativo no corpo, dando origem à inflamação.

“No estudo, mostramos que, à medida que um polifenol reage com um aminoácido, o seu efeito inibitório sobre a inflamação nas células imunitárias é potencializado. Como tal, é imaginável que este cocktail também possa ter um efeito benéfico na inflamação humana”, disse Marianne Nissen Lund, autora principal do estudo publicado na American Chemical Society.

De acordo com o Tech Explorist, os cientistas descobriram que a adição de polifenóis e aminoácidos às células imunitárias duplicou a sua capacidade de reduzir a inflamação em comparação com as células que receberam polifenóis.

Noutro estudo, publicado na revista Food Chemistry, os autores testaram se as moléculas também se ligam umas às outras numa bebida de café com leite. Os grãos de café são ricos em polifenóis, enquanto o leite é rico em proteínas. Os resultados sugerem que o mesmo se verifica na bebida de café com leite.

“Consigo imaginar que algo semelhante aconteça, por exemplo, num prato de carne com legumes ou num smoothie, se adicionar alguma proteína como leite ou iogurte”, disse Lund.

“Como os humanos não absorvem tanto polifenol, muitos investigadores estão a estudar como encapsular polifenóis em estruturas de proteínas que melhoram a sua absorção no corpo. Essa estratégia tem a vantagem adicional de potencializar os efeitos anti-inflamatórios dos polifenóis”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.