Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

(dr) Envato Elements

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas.

Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir os seus níveis de stress, que passam por atividades como, por exemplo, passar algum tempo com animais de terapia.

Aproveitando esta oportunidade, conta o site IFLScience, a investigadora Patricia Pendry, da Universidade Estadual de Washington, tentou perceber qual a eficácia do método, em comparação com as abordagens mais tradicionais.

Para isso, a sua equipa avaliou as funções executivas de 309 estudantes universitários, isto é, as capacidades cognitivas – como organização, concentração e planeamento – essenciais para serem bem-sucedidos a nível académico. Os participantes também foram avaliados quanto à probabilidade de stress que os faria desistir da universidade, sendo que mais de um terço considerou esse risco.

Os voluntários foram encaminhados, aleatoriamente, para workshops para aprender a gerir o stress, um programa com cães de terapia ou uma mistura dos dois.

À luz das suas anteriores pesquisas – que já tinham mostrado que apenas 10 minutos com estes animais podem reduzir substancialmente os níveis de stress –, não foi surpresa perceber que os estudantes que o faziam ficaram mais calmos e tiveram um melhor desempenho nos exames logo após as sessões.

Além disso, a investigação, que durou três anos, avaliou quanto tempo duraram estes benefícios das sessões semanais de uma hora. Depois de um programa de quatro semanas, os participantes ainda mostravam grandes melhorias nessas habilidades cognitivas, até seis semanas depois.

Não só os participantes no programa com cães relataram menos stress e se saíram melhor nas funções executivas, como essas diferenças ainda puderam ser observadas no acompanhamento de seis semanas.

A abordagem tradicional pareceu oferecer poucos benefícios, mas a melhoria na clareza de pensamento foi substancialmente melhor e mais duradoura para aqueles que também passaram algum tempo com os animais.

“Os resultados foram muito fortes. Vimos que os alunos que estavam em maior risco foram os que tiveram mais melhorias (…) Ficar calmo é útil na aprendizagem, especialmente para aqueles que lutam contra o stress”, disse Pendry, citada pelo site EurekAlert!.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …