Estudo sugere que os cães podem digerir melhor alguma da nossa comida

Um novo estudo sugere que os cães podem digerir melhor alguns tipos de comida que costumamos comer do que as tradicionais rações secas. Se essa dieta resulta num animal mais saudável, essa é outra questão.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores recorreram a 12 cães da raça Beagle para a sua pesquisa, tendo-lhes dado durante quatro semanas uma alimentação tradicional à base de ração seca.

A equipa percebeu que os animais tiveram de comer bastante mais para manter o seu peso, tendo feito três vezes mais cocó do que quando receberam, por outro lado, uma dieta mais parecida com a nossa, à base de carne e legumes.

Isto significa que os cães conseguem digerir melhor os nutrientes da nossa comida. Além disso, essa dieta também pareceu modificar as bactérias no intestino dos animais de uma forma que a ração não consegue.

“Estes perfis microbianos únicos deveram-se provavelmente às diferenças no processamento da dieta, na fonte dos ingredientes e no tipo de fibras, proteínas e gorduras que influenciam o que é digerido pelo cão e o que chega ao cólon para fermentação”, explica a nutricionista Kelly Swanson, da Universidade de Illinois, e uma das autoras do estudo publicado, a 29 de janeiro, na revista científica Journal of Animal Science.

Apesar das conclusões, isto não significa necessariamente que estes alimentos sejam mais saudáveis. Há alguns anos, algumas rações sem cereais foram associadas a uma forma de doença cardíaca canina, levando a Food and Drug Administration (FDA) a lançar um alerta sobre os seus riscos.

Swanson diz que, desde que a dieta seja segura e atenda às necessidades nutricionais do cão, essa é uma opção aceitável e considera que o mais importante é continuar a testar estes novos formatos antes de estarem à venda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.